Assine o fluminense
Luciano Bandeira

Luciano Bandeira é presidente da OAB/RJ e aborda temas do mundo jurídico e cidadania. Entre em contato pelo Facebook e Instagram @lucianobandeiraoab

Tragédia e demagogia

As chuvas que deixaram o Rio de Janeiro mais uma vez de luto e o fuzilamento de uma família inteira no último domingo, em Guadalupe, por soldados do Exército, são um alerta para algo que desde o ano passado temos defendido neste espaço: mais ação e menos demagogia por parte de toda a sociedade.

Nosso país vive, nos últimos anos, uma grave crise política, econômica e social. No Rio de Janeiro, particularmente, ela atinge níveis jamais vistos e recebe o acréscimo dos graves problemas na área de segurança pública. Em 2018, a população deu sua resposta nas urnas, mas a impressão que se tem é que muito pouca coisa mudou. Para melhor, pelo menos, nada.

O que temos visto é a continuação do debate eleitoral, com muita discussão estéril e poucas medidas efetivas que venham a resolver os problemas que atingem a todos nós. Quando iremos, de fato, sentar à mesa em busca de providências, com a seriedade que os problemas merecem?

A OAB tem feito sua parte ao denunciar a incapacidade e ineficácia das Forças Armadas no policiamento ostensivo na nossa cidade e vem, mais uma vez, alertar para a necessidade de atenção continuada para que sejam mitigados os efeitos das fortes chuvas comuns ao Rio de Janeiro.

Além disso, estamos, em parceria com a Caarj e a Ação da Cidadania, recolhendo donativos para os atingidos pela enchente nas nossas sedes no Centro do Rio (Av. Marechal Câmara, 150) e Gamboa (R. Barão de Tefé, 75). O nosso papel, temos feito.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Mais notícias de Luciano Bandeira

Scroll To Top