Assine o fluminense

Praça da Cantareira perto de receber ordenamento

Encontro entre o MPRJ e o Executivo aconteceu na última semana

Apesar da ação da Secretaria de Ordem Pública, mesas e cadeiras seguem nas ruas do entorno da Praça Leoni Ramos

Foto: Douglas Macedo

Após uma reunião, na última semana, entre o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) de Niterói, a Praça Leoni Ramos, mais conhecida como Cantareira, em São Domingos, está mais próxima de ser ordenada.

O promotor Luciano Mattos, da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio do MPRJ em Niterói afirmou que convocou a reunião para que a prefeitura regularize a utilização, por parte dos estabelecimentos ao redor do local, de mesas e cadeiras em vias públicas. Mattos afirma que o Executivo municipal deve decidir se instituirá legalmente a prática ou se decidirá por retirá-las da pista.

“O Ministério Público está cobrando uma ação definitiva da Prefeitura sobre a disponibilização de mesas e cadeiras em via pública por parte dos estabelecimentos comerciais da Praça Leoni Ramos. A prefeitura deve definir como serão os trâmites de eventual  regularização ou impedir que este tipo de ocupação seja feita, conforme determinar a legislação”, afirmou.

A Prefeitura de Niterói já decidiu sobre a forma de ordenamento da praça e iniciou os trabalhos. Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Ordem Pública informou que”cumprindo determinação do Ministério Público, o Departamento de Fiscalização de Posturas notificou comerciantes que ocupavam espaço irregulares na Praça Leoni Ramos a retirarem as mesas e cadeiras da via. Os comerciantes têm 15 dias para apresentar a documentação de concessão para a utilização do espaço público”.

A favor  - Para Gustavo Rodrigues, representante da Associação dos Ambulantes Tradicionais da Cantareira (AATC), o ordenamento da praça é bem-vindo. O ambulante argumenta que o local precisa, além de regulamentação das cadeiras e mesas no local, a implementação de medidas como melhoria na iluminação, disponibilização de banheiros públicos e segurança.

“A associação é totalmente a favor do ordenamento da praça. Nós queremos exercer nosso trabalho por aqui da melhor maneira possível. Queremos também uma melhor iluminação, banheiros públicos para que não urinem nas calçadas e canteiros e segurança para que não sejamos assaltados, como somos constantemente. O ordenamento é muito bem-vindo”, declarou.

Procurado, o representante dos restaurantes do local não quis se pronunciar sobre o caso.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

ANA
Parabéns a todos envolvidos. Somos moradores do bairro e precisamos de uma praça limpa para as crianças e idosos. Não aguentamos mais a sujeira, música alta, drogas e mijo nas ruas próximas. Coloquem grades como as outras praças. Pagamos IPTU e ITBI precisamos de ordem e policiamento. Os imóveis estão sendo desvalorizados por esta bagunça no bairro. E também não precisa de ambulantes.
Vote up!
Vote down!

: 1

You voted ‘up’

Luiz Antonio
Como morador do bairro a 42 anos, posso afirmar q não precisamos de ordenamento, precisamos de respeito. Desde (des) governo de Jorge Roberto Silveira nosso bairro vem padecendo pelo descaso público. Começa com a invasão dos casarões, tornando-se “cabeças de porco”, segue com o tombamento de casas irrelevantes, deixando o bairro envelhecido, sem possibilidades de melhorias. Depois a chegada do campus da uff. Trazendo uma quantidade de pessoas incompatível com o tamanho do bairro. Terminando com a balbúrdia na Praça Leoni Ramos ( sim, é esse o nome), autorizada pela prefeitura. Nos moradores não aguentamos mais. Precisamos q esses eventos sejam proibidos e o bairro volte a ser tranquilo. É de possível, passar a entrada do campus Gragoata, para o Gragoata. Iria desafogar o bairro.
Vote up!
Vote down!

: 1

You voted ‘up’

Marcio Ferro
Como assim perto de receber ordenamento? Foras os restaurantes que colocam as mesas na via pública, os ambulantes colocam seus carrinhos tambem em via pública atrapalhando o transito. Os ambulantes nao recolhem impostos, nao sao fiscalizados com pela vigilancia sanitária. A praça da cantareira é uma ZONA sem lei. Fora o tráfico de drogas, musíca alta ate as 5am e por ai vai...
Vote up!
Vote down!

: 1

You voted ‘up’

Elson Luiz
Com todo o respeito à prefeitura do município, mas já passou e muito a hora de um choque de ordem na praça da Cantareira. Trata-se de um ponto de cultura e um ponto de importância no turismo de nossa cidade!!!! Vamos tornar isso um ponto de emprego e renda (licita) para nossa cidade!!!! Chega de amadorismo!
Vote up!
Vote down!

: 1

You voted ‘up’

Veja também

Scroll To Top