Assine o fluminense

Prefeitura de Maricá inaugura nova orla do Boqueirão

Espaço de convivência conta com diversos atrativos para frequentadores e turistas

O local, que ganhou o nome de Orla Zé Garoto, é uma homenagem a São Gonçalo

Divulgação Prefeitura de Maricá

A nova orla do Boqueirão foi entregue à população de Maricá na tarde desta sexta-feira (21). O novo espaço está revitalizado e arborizado, com rampas de acessibilidade e redutores de velocidade. A inauguração contou com a presença do prefeito do município, Fabiano Horta, que acredita que o desenvolvimento da cidade passa por um conjunto harmônico entre o governo.

“Maricá tem vivido o momento do apontamento dos problemas, da boa crítica, onde os embates necessários para que o Executivo possa dar os seus passos têm sido honrados pelo trabalho em conjunto. A cidade cresce na dimensão de acolher, de incluir e ficar mais bela e funcional. Temos estabelecido um planejamento desde a obra da orla de Araçatiba, da revitalização do túnel de Inoã e dos espaços públicos da cidade como um todo.

Precisamos a cada dia dar a dimensão de beleza estética, que expressa funcionalmente um cotidiano que sirva às pessoas e, acima de tudo, de pertencimento. Maricá tem ganhado a cada dia com as intervenções que o conjunto do governo tem feito. Para nós é motivo de satisfação inaugurar um espaço que não era devidamente utilizado”, afirmou.  

O novo trecho faz a ligação entre centro e o Calçadão João Santana, na Barra de Maricá.

“Os moradores vão poder aproveitar essa ligação entre os bairros. Sei que os moradores já têm utilizado o espaço como área de caminhada, de lazer. Revitalizamos toda a orla, construímos o calçadão e vamos proporcionar, cada vez mais, atividades esportivas. Além disso, o centro da cidade vai dialogar cotidianamente com a Barra de Maricá e o Boqueirão”, garantiu o prefeito.

A “Orla Zé Garoto”, nome dado ao novo local de lazer, é uma homenagem ao município de São Gonçalo. A cerimônia de inauguração também contou com o secretário de obras Renato Machado, que explicou o motivo da homenagem.

“A orla é utilizada por gonçalenses há muitos anos e por isso o prefeito teve a vontade de homenagear nossa cidade vizinha. E hoje Maricá pode oferecer uma cultura de esporte e lazer, como um exemplo para o Estado do Rio de Janeiro”, disse.

O local conta com piso tátil para deficientes visuais e iluminação específica, faixa de areia, com quadra de vôlei e palhoças (abrigos rústicos cobertos de palha) de madeira. Também foi construída uma encosta de grama com duas rampas de acesso, uma delas para a entrada de jet-skis no espelho d’água com quatro luminárias.

Além disso, foram instalados dois chuveiros sobre uma plataforma de madeira. Para garantir a segurança dos frequentadores, foram instaladas duas faixas elevadas para travessia de pedestres que obrigam os condutores a reduzirem a velocidade. O local, entre a ponte do Boqueirão e a rotatória da entrada de Zacarias, ganhou sinalização vertical com pintura da ciclofaixa, além do recapeamento do trecho. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top