Assine o fluminense

Prefeitura lançará cartilha para quem desejar ser um MEI

Objetivo do Executivo Municipal é desburocratizar ainda mais o atendimento

Para estimular a criação de microempresas e fomentar o comércio e a prestação de serviços na cidade, a Prefeitura de Niterói está lançando uma cartilha ensinando todos os passos que o futuro empresário deve dar para abrir seu pequeno negócio. A cartilha do microempreendedor individual será distribuída na Casa do Empreendedor, entidades de classe, como a CDL e o Sindilojas, associações comerciais e em eventos relacionados a empreendedorismo.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a cidade tem mais de 11 mil microempreendedores individuais formalizados. No período de janeiro a março de 2019 houve um aumento de mais de 50% no número de alvarás expedidos pela prefeitura, em relação ao mesmo período do ano de 2018. Foram 662 contra os 317 do ano anterior.

O microempreendedor Francisco Correa Neto foi um dos que formalizaram-se este ano. Ele tem uma pequena confecção, e pretende expandir seu negócio aumentando sua produção.

“Com o MEI, posso fazer contratos e emitir notas. Ainda temos a vantagem de ter todo o apoio com relação a como gerir nosso negócio, já que na Casa do Empreendedor eles também nos orientam a procurar ajuda com relação a isso. Agora é seguir em frente e trabalhar muito”, vibra o empresário formalizado há dois meses. 

A ideia da cartilha, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Luiz Paulino Moreira Leite, é dar ainda mais celeridade ao processo de abertura de uma empresa na Casa do Empreendedor. Hoje o interessado leva em média 30 minutos para abrir o seu MEI, fazendo todo o processo na própria Casa do Empreendedor.

Seguindo os passos da cartilha, o futuro empresário chegará na Casa do Empreendedor, no Shopping Bay Market, Centro, somente para apresentar documentos para a expedição do alvará, já que todo o processo já terá sido efetivado.

“Criamos a Casa do Empreendedor para estimular novos negócios e facilitar a vida de quem quer ser empresário. Niterói tem uma vocação forte para serviços e comércio. Antigamente, muitos deixavam de abrir um MEI por conta da burocracia, por exemplo. Hoje está muito fácil com a Casa do Empreendedor e, com a cartilha dando o passo a passo, vamos ter mais agilidade ainda”, pontua Luiz Paulino. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top