Assine o fluminense

Procissão marítima abre festa de São Pedro em Niterói

Comemorações têm início nesta quarta e seguem até domingo em Jurujuba

Os funcionários trabalhavam ontem a todo vapor para deixar tudo pronto para o início das festividades

Evelen Gouvêa

A tradicional procissão marítima em homenagem a São Pedro, que completa 100 anos em 2016, está marcada para esta quarta-feira (29) as 10h, quando se comemora o dia do padroeiro dos pescadores. O cortejo partirá da igreja de Jurujuba em direção ao cais. Serão distribuídas 400 senhas para os fiéis que desejarem acompanhar a festa religiosa na Baía de Guanabara.

A festa, que é promovida há 115 anos, atrai os olhares de milhares de fiéis para uma das principais colônias de pescadores do Estado. Nesta quarta-feira, a festa começa logo pela manhã, às 5h, com uma alvorada festiva. Logo em seguida, às 6h e às 9h uma Santa Missa será celebrada com a presença do Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco. Ao longo do dia, serão realizadas outras missas, além de um show cultural às 16h. À noite acontecerá uma missa na Igreja de São Pedro, seguida da Cerimônia da Queima do Quadro de São Pedro.

Edylamar Bonfim e Maisa Vasconcelos já organizam a festa há 4 anos e dizem sentir muita satisfação e orgulho.

“Um senhor conhecido aqui no bairro como ‘Canego’ teve câncer e em 2008 ele começou a reformar o barco que leva São Pedro. Quando acabou a reforma, ele já estava curado. Desde então, ele é quem arruma o barco todo ano. Cuida da pintura, das fitas, da iluminação”, explica Edylamar Bonfim.

Os visitantes poderão aproveitar as comidas típicas juninas distribuídas por mais de 20 barracas. Além disso, as crianças terão um dia inteiro para se divertir com as brincadeiras que ocorrem em frente à Igreja de São Pedro. 

De acordo com a Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), os barcos passarão pelas orlas de Charitas, São Francisco, Icaraí, indo até as proximidades do Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Boa Viagem, e retornando pela Baía em direção à Fortaleza de Santa Cruz, antes de voltar para o cais de Jurujuba.

Trânsito – Segundo a Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), haverá interdição do tráfego de veículos na Avenida Carlos Ermelindo Marins, trecho entre o número 38 (próximo à Praça do Cais) até a sua interseção com a Estrada General Gomes Dutra, nesta quarta-feira (das 4h à 1h do dia posterior), quinta-feira (das 18h à 1h do dia posterior), sexta-feira (das 18h às 4h do dia posterior), sábado (das 9h às 4h do dia posterior) e domingo (das 9h à 0h do dia posterior). Agentes da  NitTrans estarão na região para orientar o trânsito. Fica proibido estacionar nas ruas Prefeito Alberto Fontes, Eurico Gaspar Dutra, São Gerônimo e na Avenida Carlos Ermelindo Marins, por toda a extensão das vias citadas. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top