Assine o fluminense

Quentura ‘pega carona’ no transporte público

Moradores de Niterói criticam a falta de ônibus climatizados na Zona Norte e reclamam das embarcações da CCR Barcas

E viajar nos transportes públicos de Niterói neste verão não tem sido uma tarefa fácil. Moradores de Niterói criticam a falta de ônibus climatizados na Zona Norte da cidade e passageiros que utilizam as embarcações da CCR Barcas reclamam das condições insalubres no transporte por conta do calor. O professor de matemática Ângelo José Nascimento, de 47 anos, utiliza diariamente o serviço das barcas e não costuma ter boas experiências.  

“É raro disponibilizarem a embarcação climatizada. Por diversas vezes viajei em uma barca sem ar com uma climatizada atracada. Teve um dia que peguei o catamarã que liga a Praça XV à Charitas e o ar-condicionado estava desligado. Um absurdo, porque é uma embarcação totalmente fechada.”  

Procurada, a CCR Barcas esclareceu que a frota é planejada conforme a demanda média de passageiros por horários e/ou a disponibilidade dos barcos. Ainda de acordo com a concessionária, apesar desse contrato não prever a disponibilidade de sistema de climatização nas linhas sociais, a empresa trabalha para que, sempre que possível, as embarcações com sistema de refrigeração - Corcovado, Pão de Açúcar e Itacoatiara - sejam disponibilizadas na Linha Arariboia.

Quando questionada sobre a não utilização das embarcações climatizadas durante as altas temperaturas, a CCR Barcas informou que, ao longo do dia, é comum haver embarcações, temporariamente, atracadas nas estações. O procedimento é adotado para que serviços de manutenção preventiva, recarga de energia, conservação e limpeza possam ser realizados e, com isso, os barcos operem em perfeitas condições. Já a Prefeitura de Niterói e o Setrerj foram questionados, mas não responderam sobre uma previsão para climatização dos ônibus que circulam pela Z.Norte.

Barca nova

Usuários das barcas contarão com um reforço na frota: uma nova embarcação, a Angra dos Reis, chegou ontem do Ceará e já está ancorada na estação Praça Arariboia. A barca, que tem capacidade para 500 passageiros e é equipada com ar-condicionado, passará por testes e deverá entrar em operação em fevereiro. A Secretaria de Transportes do Rio ainda não decidiu seu trajeto.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

paulo cesar oliveira
Com todo respeito a essas pessoas, mas reclamarem da falta de climatização nos onibus em Niterói, parece piada. Já vi muitas pessoas decidirem não viajarem em determinados onibus, por conta do clima dentro dos coletivos. Eles alegavam que estava muito frio. Durmam com um barulho desses.
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

JORGE MENDONÇA DOS SANTOS
A frota de ônibus com ar condicionado está concentrado em algumas empresas que atendentem a Região Oceânica e Zona Sul. Muitos ônibus que servem à zona norte estão velhos e sem ar condicionado. Na estatística aparece percentual alto de ônibus com ar, só que concentrado nestas empresas e regiões.
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Tyson
Os ônibus da zona norte além de não serem refrigerados na maioria, muitos estão em péssimos estado de conservação...viação inga 22,23,25,26,62, 580 - viação Brasília 41 joao brasil...as barcas ar com desligado e janelas isoladas inadmissível...mil vezes as barcas antigas, nem fila fazia, só roubalheira, e sem fiscalização.
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Veja também

Scroll To Top