Assine o fluminense

Reforma com velhos problemas na Zona Sul

Após repaginada, lagos do Campo de São Bento são alvo de críticas

Forte odos, água esverdeada e falta de manutenção são algumas das reclamações de frequentadores. Prefeitura informou que a manutenção está normal

Lucas Benevides

Mesmo com a revitalização do lago principal do Campo de São Bento, em Icaraí, Zona Sul de Niterói, no fim do ano passado, visitantes do parque voltaram a reclamar sobre o estado de conservação da área. Entre os comentários, a falta de renovação da água, que estaria ficando mais verde a cada dia e o “abandono” do chafariz, uma das atrações do campo. Segundo funcionários, a bomba que mantém o lago estaria em manutenção.

Os três lagos do Campo de São Bento foram esvaziados e limpos no fim do ano passado como parte da revitalização, prometida na comemoração dos 110 anos do Parque Prefeito Ferraz. Em março, no entanto, o mau cheiro da água já havia chamado a atenção. Dessa vez, a cor da água gerou os comentários. 

Moradora de Icaraí e frequentadora assídua do parque, a aposentada Dalva Soares, de 70 anos, conta que já reclamou na administração algumas vezes sobre o estado de conservação do lago. Segundo ela, eles respondem que o protocolo é tirar fotos e acionar a Prefeitura de Niterói, o que já teria sido feito algumas coisas.

“Tem dias que a água não está sendo renovada. Já reclamei e apenas dizem que já solicitaram a limpeza. O que adiantou esvaziarem todo o lago, limparem, se não fazem a manutenção constante e adequada? Não está certo, é uma área pública de um bairro com IPTU altíssimo, precisa de cuidados”, afirmou, completando sentir falta do chafariz.

Quem também sente falta do atrativo, é a acompanhante de idosos Zeni Peres de Souza, 58. Antes de ir ao trabalho, Zeni costuma sentar próximo ao lago para passar um tempo, mas tem percebido a água cada vez mais verde na última semana.

“Gosto muito da natureza e conheço nascentes de água. O lago parece sem reposição de água, sem limpeza, o que prejudica os peixes que ficam sem oxigênio, parece sem vida. Precisa de uma limpeza mais constante”, apontou. 

De acordo com funcionários, a bomba de água do lago principal está passando por manutenção periódica, o que costuma demorar cerca de uma semana, devido à complexidade do trabalho. A previsão dada por eles é de que o equipamento volte a funcionar nos próximos dias.

Questionada, a Prefeitura de Niterói informou que Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) realiza normalmente a manutenção do lago do Campo de São Bento. Ainda segundo o Executivo, as bombas que estão passando por reparo são as que ligam o chafariz, que sofreram alguns danos após as últimas chuvas. Todos os três lagos do parque passaram por limpeza no fim do ano passado, quando foi trocada toda a água. A secretaria esclarece que não há nada fora do usual ocorrendo com os peixes, e não há registro de morte de nenhum animal. 

O processo de revitalização do parque está na fase de elaboração de projeto e de aprovação pelo Departamento de Preservação e Reabilitação do Patrimônio Cultural (Depac) – já que o Campo de São Bento é tombado – para que os itens escolhidos pela consulta pública sejam implantados. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Elson Luiz
Ninguém nunca pensou em comprar uma bomba d'água prá ficar de reserva?
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Veja também

Scroll To Top