NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Resende conclui obras de pavimentação em estradas

Estrada Surubi-Bulhões está com nova pavimentação após obras da Prefeitura

Carina Rocha/Divulgação

A pavimentação da estrada de acesso ao bairro Jardim do Sol, pela Avenida Jefferson Geraldo Bruno, em Resende, deve ser entregue no prazo máximo  de dez dias, caso tempo siga seco. O asfalto começou a ser colocado no dia 27 de junho e 80% da estrada já está coberta, mesmo índice de medição das obras de construção das calçadas no trecho. Em seguida, a Prefeitura de Resende vai iniciar os trabalhos de sinalização vertical e horizontal da pista. 

Outra boa notícia confirmada pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz é que  já está em fase de licitação a iluminação com LED do trecho que está sendo asfaltado. Ou seja, quem se acostumou a passar em uma estrada que era tomada de lama nas chuvas e de poeira na época de estiagem, em breve terá uma pista asfaltada, sinalizada e iluminada. A obra, para se ter ideia, era aguardada há mais de 15 anos. 

Antes do asfalto chegar, a Prefeitura fez importantes obras de infraestrutura na estrada, que tem pouco mais de um quilômetro e margeia paralelamente a Rodovia Presidente Dutra. Uma rede de drenagem foi construída a partir de estudos que indicaram uso de manilhas de três tamanhos para comportar as águas e não estragar a estrada. Da mesma maneira, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos já tem preparado o projeto de sinalização para tornar a via mais segura depois da pavimentação concluída. 

Além da estrada de acesso, o bairro Jardim do Sol recebe serviços de infraestrutura na Rua Netuno. A rede de drenagem já foi totalmente substituída, com manilhas maiores colocadas num trecho de 340 metros. Com o ritmo acelerado nas obras da Avenida Jefferson Geraldo Bruno, a expectativa é que também em dez ou quinze dias a Rua Netuno esteja totalmente asfaltada.

Asfalto - Mais uma importante etapa das obras de urbanização da Estrada Surubi-Bulhões, em Resende, chegou ao fim. A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, concluiu a primeira fase de regularização do processo de pavimentação asfáltica da via que dá acesso ao distrito de Bulhões. Este trabalho compreende 6,4 quilômetros do total da extensão da via, restando apenas cerca de 900 metros de infraestrutura para a sua finalização. Posteriormente, o trecho asfaltado será reforçado com um novo revestimento, visando agregar qualidade e maior durabilidade ao serviço oferecido à população.

O asfaltamento teve início no dia 25 de junho. Já a obra geral de urbanização da via foi retomada pelo atual governo em 2017. Na última sexta-feira, dia 12, a equipe dos trabalhos contabilizou que foram utilizadas 3,3 mil toneladas de massa asfáltica para o trecho finalizado na estrada, que possui duas pistas de rolamento. 

Para uma maior durabilidade, a próxima fase planejada é a cobertura com revestimento adequado. A urbanização da estrada está sendo feita com recursos federais, por meio do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), com contrapartida da Prefeitura. Considerada uma das grandes obras de engenharia em andamento no Sul Fluminense, é realizada pela empresa licitada Valle Sul, com o orçamento em torno de R$ 25 milhões.


Scroll To Top