NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Rio terá esquema especial para a final da Copa América no Maracanã

A Prefeitura do Rio de Janeiro preparou uma operação especial para garantir segurança e mobilidade aos torcedores que forem assistir à final da Copa América 2019 (Brasil x Peru) neste domingo (7), no Maracanã. A abertura dos portões será às 13h, quando começam os bloqueios no entorno do estádio. Em ações alinhadas com o Governo do Estado, diversos órgãos atuarão no ordenamento urbano, nos desvios de trânsito e no atendimento ao cidadão.

A Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos (SEMESQVE) terá equipes treinadas para orientar os torcedores. Veja, a seguir, os detalhes da operação especial:

TRÂNSITO
Os bloqueios terão início às 13h. O estacionamento estará proibido em todo o entorno do Maracanã - a Prefeitura do Rio recomenda a utilização do transporte público.
A liberação das vias está prevista para ocorrer 2h30 após o encerramento da partida. Lembrando que nesta fase a partida poderá se prolongar caso haja empate no tempo normal.

TRANSPORTES
ÔNIBUS - A Secretaria Municipal de Transportes informa que devido à final da Copa América os itinerários de linhas de ônibus municipais e intermunicipais serão excepcionalmente alterados (veja no linkhttp://bit.ly/copaamerica2019_rio).

METRÔ - Por causa da grande quantidade de turistas, passageiros que optarem pelo Metrô vão fazer o trajeto Pavuna x Jardim Oceânico sem necessidade transferência entre as linhas 1 e 2 na Estação Estácio.
Verifique a estação mais próxima de cada setor do estádio: 
· Portões A, B e C: estação Maracanã, da Linha 2
· Portão D: estação São Cristóvão (Linha 2) ou São Francisco Xavier (Linha 1)
· Portão E: estação São Cristóvão (Linha 2).

TREM - Quem optar por fazer a viagem de trem, a SuperVia terá trens extras para ida e volta dos torcedores. Para a ida ao estádio, seis trens extras partirão das estações terminais Japeri, Santa Cruz e Saracuruna (dois em cada ramal) em direção à estação Central do Brasil. 
Após o jogo, os passageiros poderão acessar as estações São Cristóvão e Maracanã (as mais próximas do estádio) para embarcar nas viagens extras com destino à Central do Brasil, Japeri, Santa Cruz e Saracuruna. Tanto na ida quanto na volta, o ramal Deodoro será atendido pelos trens dos ramais Santa Cruz e Japeri.

ORDEM PÚBLICA
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) realizará operação especial de ordenamento urbano na região do Maracanã com a colaboração integrada de diversos órgãos municipais. Serão fiscalizados o comércio ambulante regular e irregular, o estacionamento em locais proibidos, o transporte alternativo de passageiros, as condições sanitárias de venda de alimentos e a manutenção da limpeza urbana. 

Participam da operação as Coordenadorias de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer) e Especial de Transporte Complementar (CETC) - vinculadas à Seop -, a Guarda Municipal do Rio (GM-RIO), as Coordenadorias de Controle Urbano (CCU) e Licenciamento e Fiscalização (CLF) - ligadas à Secretaria de Fazenda -; a Vigilância Sanitária; Comlurb e a Superintendência da Tijuca, além da Polícia Militar.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Estará com 15 fiscais que farão inspeções tanto no Maracanã e quanto na Fan Fest, na Praça Mauá. 
As equipes vão conferir a qualidade e higiene dos alimentos, a estrutura montada para os atendimentos de saúde (postos médicos e ambulâncias) e os sistemas de água, climatização e gerenciamento de resíduos.

ASSISTÊNCIA SOCIAL
Atua com o Espaço de Proteção Integral à Criança e o Adolescente, criado para atender crianças e adolescentes que apresentem qualquer situação de risco social e pessoal no evento.

Nos jogos da Copa América 2019, a ação se concentra no Pólo de Atendimento do Boulevar Olímpico, com espaço próprio para identificação, onde atua uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, educadores sociais e recreador.

A SMASDH atua ainda na busca ativa no entorno do estádio para identificar crianças e adolescentes que estejam em risco. Contam  com o apoio do Conselho Tutelar, 1ª. Vara da Infância e da Juventude, 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva, ambos da Comarca da Capital.

MORADORES DO ENTORNO
O acesso de veículos dos moradores do entorno do Maracanã - ruas Prof. Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário - será feito pela Av. Paula Sousa e R. Prof. Eurico Rabelo, mediante apresentação de comprovante de residência.

Devido ao grande número de pedestres na área bloqueada é solicitado aos moradores que, quando possível, também ajustem os horários de seus deslocamentos, evitando circular de carro nos horários das interdições.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES
- Utilizar transporte público coletivo (Metrô e Trem) para chegada e saída do evento;
- Táxis, vans e veículos em geral não poderão acessar a área bloqueada;
- Deve-se evitar circular no entorno do Maracanã nos horários de interdição de cada jogo;
- Moradores deverão portar comprovante de residência;
- Atentar para a sinalização em toda a área, principalmente para o estacionamento proibido;
- Retire seus ingressos com antecedência.

Scroll To Top