Assine o fluminense

Ruas de Niterói viram ferros-velhos

Carros abandonados em vários bairros ocupam vagas de quem precisa estacionar e são alvos de reclamação de moradores

Icaraí e Ponta da Areia são alguns dos pontos onde vários carros foram abandonados. Prefeitura diz que pode recolher o veículo caso cause transtornos ou riscos à segurança ou à saúde pública

Lucas Benevides

Moradores de diferentes bairros de Niterói reclamam que o número de veículos abandonados nas ruas da cidade tem aumentado. Para eles, apesar de estarem em áreas de estacionamento público liberado, os carros podem causar risco à saúde e segurança da população. 

Um morador da Travessa Professora Elza Bittencourt, em Icaraí, reclama dos vários veículos abandonados no local, alguns há mais de 5 anos. Segundo ele, os carros se tornaram propícios para a proliferação de ratos, causando uma infestação na região. 

“Estamos com vários abandonados aqui e nada é feito”, reclama. 

Da Zona Sul à Zona Norte da cidade, em ruas pacatas ou movimentadas, motoristas deixam seus veículos sem a intenção de retirá-los. A maioria deles, pela ação do tempo, acaba com os pneus furados, água acumulada e vários outros sinais de deterioração. 

“Sempre tem um monte pelo município, inclusive aqui em São Francisco. Prefeitura reboca alguns irregulares, mas deixa o carro velho, que está tirando a vaga de outro, atrapalhando o fluxo. Complicado”, opina a cuidadora Carolina Figueiredo, de 34 anos. 

Em Jurujuba, na Avenida Carlos Ermelindo Marins, e no Fonseca, na Rua Homero Pinto, é possível ver buracos nos veículos abandonados, ocasionados pela ferrugem e deterioração. Na Ponta da Areia, onde também há grande concentração de veículos deixados para trás (nas ruas Santa Clara, Silva Jardim e Visconde de Uruguai), um comerciante se depara há mais de 3 anos com um em sua porta.

“Um absurdo. Fica feio, é um lixo visual, os outros motoristas também têm direito de estacionar. Ou deixa o carro no ferro-velho ou deixa deteriorar na própria garagem. Está faltando fiscalização”, reclama. 

Legislação – Instituído em 2008, o Código de Posturas de Niterói prevê que veículos encontrados em estado de abandono em quaisquer vias ou logradouros públicos sejam apreendidos pela NitTrans e transportados a um depósito da Administração Municipal, Polícia Militar ou Pátio Legal. No documento, no entanto, não há especificação sobre as condições do veículo para a remoção. 

Questionada sobre a questão, a Prefeitura de Niterói respondeu que a NitTrans atua na remoção de veículos em condições irregulares por meio da fiscalização ou por demanda da população, e que veículos são removidos quando constatado que ofereçam risco à segurança viária, à segurança pública ou à saúde pública. Além disso, disse que a autarquia fiscaliza diariamente todas as regiões da cidade, e que solicitações podem ser feitas ao departamento.

O Executivo informou que verificará, de acordo com a ordem de chegada dos pedidos, os locais listados e, caso seja necessário, tomará as medidas cabíveis. Quando identificado o proprietário do veículo em situação de abandono, é solicitado a retirada do veículo do local onde ofereça risco. Caso não se identifique o responsável, a NitTrans remove o veículo para o depósito público do Barreto. O proprietário pode fazer a retirada do veículo do depósito sem custo, desde que o carro não tenha sido autuado por estacionamento irregular e desde que se comprometa a não deixar o veículo novamente abandonado em via pública.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Elson Luiz
Aqui na Rua São Lourenço próximo às diversas oficinas o que mais se vê é carro abando nado sobre as calçadas
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Erisvaldo Sousa
Cadê o Prefeito com tanto dinheiro dos Royaltes que não trabalha, retira estes carros e melhora um pouco a cidade. Completei 10 anos em agosto de 2018 que moro aqui e a Cidade só ven piorando. Iptu é um dos mais altos do Brasil, o Prefeito tem total condição de de fazer um Gestão melhor.
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Veja também

Scroll To Top