Assine o fluminense

Ruas terão 9 mil novos pontos de LED

Sistema de iluminação representará economia de 50% no consumo de energia da cidade, garante a Prefeitura de Niterói

A Prefeitura de Niterói fará a substituição de 9 mil pontos de iluminação de lâmpada de sódio por LED em 83 ruas, entre elas os principais corredores viários da cidade. O edital de licitação para a contratação da empresa que realizará o serviço será lançado no próximo mês. O projeto será implantado em vias como Alameda São Boaventura e Desembargador Lima Castro, no Fonseca; Marquês do Paraná, no Centro; Dr. March e General Castrioto, no Barreto; Caetano Monteiro, em Pendotiba; e RobertoSilveira e Gavião Peixoto, em Icaraí, além da orla do bairro; o que possibilitará uma economia de cerca de 50% de energia. O investimento será de R$ 35 milhões.

O secretário municipal de Governo, Comte Bittencourt, enfatiza que, para a implantação deste projeto, estão sendo analisadas todas as especificações técnicas das vias consideradas de maior movimento. Para isso, os técnicos da prefeitura levam em consideração o fluxo de pessoas, de veículos, disponibilidade de pontos de instalação e operacionalidade, entre outros fatores.

 “O que estamos fazendo é uma antecipação de troca de pontos de luz nas principais vias da cidade, a partir de estudo realizado pelo Município. O trabalho levou em consideração a necessidade mais emergencial de atender os bairros. A prefeitura continuará estudando a ampliação de todo o sistema de iluminação através da Parceria Público-Privada, que é um processo mais demorado, mas que não está descartado para ser implantado futuramente”, explica Comte. 

A secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos Dayse Monassa diz que a previsão para a substituição dos nove mil pontos de iluminação é de 18 meses. Ela lembra ainda que a cidade já conta hoje com mais de dois mil pontos com LED, que vêm sendo instalados gradativamente. 

“A manutenção dessas lâmpadas é muito mais prática e econômica. Além disso, a garantia de vida útil desses modelos é de até cinco anos, oferecendo mais segurança para o sistema. As lâmpadas de LED propiciam uma iluminação mais eficiente porque economizam no consumo e na manutenção, além de ajudar o meio ambiente. Inicialmente, vamos implantar o sistema em vias por onde circulam ônibus”, explica a secretária.

Instalados – Nos últimos anos, a Prefeitura de Niterói vem realizando a implantação de lâmpadas de LED em diferentes pontos na cidade. Um dos locais já contemplados com a instalação desse sistema de iluminação é o Boa Vista, na Região Oceânica, onde foram colocadas 167 lâmpadas de LED, com potência de 120 watts. Todo o trajeto da TransOceânica também já conta com o novo sistema de iluminação. São 1.206 pontos de LED ao longo da via. Os bairros São Francisco, Charitas e Engenhoca também contam com algumas vias contempladas com a tecnologia. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

PAULO GONÇALVES MONTEIRO JUNIOR
Boa a iniciativa, mais também poderiam incluir a AV. 22 de novembro, que está abandonada com parte dela sem iluminação com casas abandonadas e calçadas danificadas com a obra realizada na encosta da rua Lopes da cunha, Desda chuva que causou a queda do morro do Bumba, fizeram a obra da encosta e largaram a calçada toda danificada com a utilização das retro escavadeiras. Sem falar nos invasores de residências que se alojaram nas casas abandonadas e vivem assustando os moradores da região. Tem que obrigar os proprietários dos imoveis a cercarem as casas ou até mesmo lacrarem para evitar as invasões. Muitas vezes pessoas se drogam nessas casas trazendo insegurança para nossa vizinhança. Sr. Prefeito vamos olhar por nossa Rua, pois na hora da eleição vcs aparecem com inúmeras promessas e após serem eleitos somem da comunidade. Providencias urgentes para a 22 de novembro .
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Veja também

Scroll To Top