Assine o fluminense

São Francisco pode ficar mais verde

Projeto tem o objetivo de revitalizar, recuperar e ampliar a arborização urbana do bairro

Pela característica residencial, bairro é um dos mais arborizados

Foto: Marcelo Feitosa

O bairro de São Francisco, na Zona Sul, é mais um na rota de revitalização verde de Niterói. O projeto “São Francisco Mais Verde”, criado a partir de uma parceria entre o Centro Comunitário de São Francisco (CCSF) e o coordenador da Prefeitura de Niterói, Daniel Marques, tem objetivo de iniciar, até o final do ano, a implantação de um conjunto ordenado de ações para revitalizar, recuperar e ampliar a arborização urbana do bairro, resultando em ruas mais verdes.

Segundo Marques, o projeto é uma experiência que busca engajar a população de São Francisco na preservação da arborização do bairro e proteção do meio ambiente. Isso ocorrerá através da identificação dos locais adequados para plantios e podas e recuperação de árvores comprometidas e que trazem risco aos moradores do bairro.

“São Francisco é um bairro muito arborizado. No projeto, a população vai estudar e identificar os melhores locais para novos plantios, através de demarcações, para depois entregar um relatório completo para a prefeitura, a fim de que sejam realizadas tais intervenções e melhorias. Para os casos de árvores que oferecem risco, serão realizados estudos para a realização das intervenções necessárias específicas”, resume o gestor.

A presidente do Centro Comunitário de São Francisco, Marinice Machado, afirma que o projeto, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida, também vai contar com ações de engajamento de crianças em escolas do bairro.

“Temos uma cultura muito negativa em relação à cobertura verde da cidade. Em geral, não temos a ideia de que a árvore é um ser vivo, que já está integrada à cidade. Para acabar com a retirada indiscriminada de árvores do bairro, tivemos essa ideia, que contará com técnicos que indicarão outras alternativas que não sejam a retirada das árvores”, completou Machado. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

JBatalha
Conversa fiada do cão.... desde 1999 eu vivo um problemaço com uma Amendoeira enorme na calçada de casa na Rua do Canal, que já destruiu inúmeras vezes o muro, a rede de esgoto, a calçada, e até as tubulações da piscina dentro de casa, sem falar que já desabou sob peso de erva de passarinho, quebrou telhas, cadeiras, cerca elétrica, etc. Ninguém faz nada e a CLIN ainda aparece pra querer te multar. Já cancelaram mais de 4 Processos que abri ao longo destes quase 20 anos. Ninguém tira a árvore e nem poda. São mais de 6 metros de avanço dentro do domicílio, são toneladas de folhas, frutos, sementes, fora lagartas, lacraias, formigas, etc.
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Veja também

Scroll To Top