Assine o fluminense

São Gonçalo ganha Museu da Imigração da Ilha das Flores

Cerimônia de inauguração do equipamento cultural acontece neste sábado

Acontece neste sábado (23), às 14h30, a inauguração do Museu da Imigração da Ilha das Flores, localizado no Complexo Naval da Ilha das Flores, em São Gonçalo. Durante a solenidade de inauguração, será realizado o lançamento de uma exposição permanente na casa, que passou por uma reestruturação completa. O projeto, que é gratuito e aberto ao público, tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e contará com a presença de autoridades da Marinha e representantes das Secretarias de Educação de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí.

De acordo com Daniel Morena, diretor de tecnologia da 32 Bits – empresa responsável pelo design desenvolvido no novo museu – o fio condutor e conceitual da exposição é a empatia. “Criamos recursos cenográficos, interativos e audiovisuais, para que os visitantes se ponham no lugar dos imigrantes, conheçam suas histórias e entendam a importância do acolhimento num momento de fragilidade absoluta que é resumir sua vida a uma mala e deixar tudo para trás em busca de um recomeço”, explica. Daniel acrescenta que todos esses aspectos emocionais são complementados por meio de instalações que permitem a pesquisa e o aprofundamento de cada um dos temas, fazendo uso de uma extensa pesquisa histórica, organizada pelo curador.

A partir das 14h, haverá um evento gastronômico no entorno do Museu. A cerimônia de inauguração será realizada às 14h30. Em seguida, às 15h30, ocorrerá o lançamento do Selo Comemorativo pelos 133 anos de Criação da Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores. Para finalizar o evento, às 17h, haverá a apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, com o tema “Passeio sobre a história da imigração”.

A solenidade, que tem previsão de encerramento às 18h30, ocorrerá no Comando da Tropa de Reforço dos Fuzileiros Navais, localizado na Avenida Paiva, s/nº, Neves, São Gonçalo. Contato: (21) 3707-9504. 

Olímpico – Prestes a abrigar a Rio 2016, maior evento esportivo do mundo, que receberá atletas de 206 países, o Museu da Imigração espera receber visitantes de vários países, interessados em conhecer um pouco mais sobre a história da imigração no Brasil. O Museu da Imigração está aberto a visitação de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Sábado e domingo, das 9h às 13h. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top