Assine o fluminense

São Gonçalo tem festa em homenagem ao padroeiro

Celebração vai até domingo, com missas, procissão e shows

Um momento de muita música, fé e comemoração. Assim serão as festividades em homenagem ao padroeiro da cidade, São Gonçalo de Amarante. O evento tem início nesta quinta (10) com a celebração da Santa Missa, às 8h, na Igreja Matriz , no bairro Zé Garoto, e vai até o próximo domingo (13). Além das missas, a programação inclui música, dança, teatro e a tradicional procissão de São Gonçalo.

O ponto alto das comemorações acontece nesta quinta-feira (10), dia de São Gonçalo de Amarante. A programação tem início às 8h com missa na Igreja Matriz. A tradicional procissão com a imagem do padroeiro será realizada a partir das 18h30 saindo da Praça Estephânia de Carvalho (Praça Zé Garoto) rumo a Igreja Matriz onde será celebrada a sagrada missa a São Gonçalo, às 19h. Após a Santa Missa haverá show com os Músicos da Matriz. No sábado (12) será realizada missa, às 18h. Logo após, haverá apresentação de música, dança e teatro com o grupo norte-americano Coração Profundo. Por último a banda Zero Hora sobe ao palco para animar os fiéis. Já no domingo (13), encerrando as comemorações ao padroeiro, será celebrada a Santa Missa, às 19h30. Após, está previsto show com a Comunidade Divina Luz.

O padre André Luís Siqueira, que conduz a Igreja Matriz, ressaltou a importância histórica de São Gonçalo, que remonta as comemorações em Portugal.

“As festas de São Gonçalo são de origem portuguesa. Em 1579 Gonçalo Gonçalves recebe a sesmaria e constrói uma capela em homenagem ao santo de sua devoção, de quem ele havia herdado o nome: São Gonçalo de Amarante, um santo muito popular no norte de Portugal. Essa devoção aqui em nossa cidade já tem mais de quatro séculos. Queremos evidenciar esses anos todos de devoção", ressaltou o pároco.

A infraestrutura para a festa será oferecida pela Prefeitura e a Guarda Municipal atuará na orientação do trânsito durante o evento. Para o Prefeito José Luiz Nanci, as comemorações ao Dia do Padroeiro da cidade são um momento muito especial.

“São Gonçalo de Amarante é o padroeiro da nossa cidade e lhe confere seu nome. Este é um momento muito especial e nós da prefeitura nos unimos à Arquidiocese de Niterói, ao Vicariato de São Gonçalo para que a festa possa transcorrer da melhor forma possível. Milhares de gonçalenses estarão presentes às comemorações assim como fiéis vindos de outras cidades. Temos certeza de que serão dias muito especiais para a nossa comunidade”, reiterou o Prefeito.

Programação completa:

10/01 (quinta-feira) – Dia do Padroeiro
8h – Santa Missa
18h30 – Procissão
19h – Santa Missa
Show com Músicos da Matriz

12/01 (Sábado)
18h – Santa Missa
Música, Teatro e Dança com grupo norte-americano Coração Profundo
Show com banda Zero Hora

13/01 (Domingo)
19h – Santa Missa
Show: Comunidade Divina Luz

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top