Assine o fluminense

São Gonçalo: tudo pronto para a comemoração de Corpus Christi

São esperados mais de 50 mil fiéis na festividade

A comemoração é tradicional na cidade e os tapetes artísticos confeccionados são considerados os maiores da América Latina em extensão, somando aproximadamente 2 km

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo

Mais de 50 mil fiéis são esperados para as comemorações de Corpus Christi, que começa na próxima terça-feira (29/05), às 20h, em São Gonçalo. Dando início as festividades, será realizado o  Concerto de Corpus Christi, com a participação da Orquestra Municipal, na Igreja Matriz de São Gonçalo, no bairro Zé Garoto.  A confecção dos tradicionais tapetes de sal começará na quarta-feira (30), às 20h. Na quinta-feira (31), às 8h, será realizada a santa missa seguida pela procissão.

Assim como no ano passado, a Orquestra Sinfônica Municipal de São Gonçalo irá realizar concerto em comemoração ao feriado de Corpus Christi. Nesta semana, o grupo realizou o último ensaio para o evento. 

O concerto sinfônico sacro faz parte da série "Matriz com Música", projeto em parceria com a Igreja Matriz que busca utilizar o local como aparelho cultural da cidade. O repertório será composto por oito músicas, com destaque para "Ave Maria", de Charles Gounod.

O grupo será formado por 30 músicos, que irão trabalhar com canções recitativas e reflexivas, com intuito de destacar esta data comemorativa.

"Escolhemos um repertório que remete a este tema sacro. É o segundo ano seguido que realizamos o concerto na Igreja Matriz e esperamos que isso se torne tradição na cidade, transformando o local como um ponto cultural da cidade", ressalta Leandro Campanate, maestro da Orquestra.
 
A comemoração é tradicional na cidade e os tapetes artísticos confeccionados são considerados os maiores da América Latina em extensão, somando aproximadamente 2 km. Cerca de 240 painéis devem ser confeccionados na Rua Coronel Moreira César, no bairro Zé Garoto, indo até a Rua Nilo Peçanha, altura do Clube Mauá, no Centro. Em 2018, os temas escolhidos são: eucaristia, campanha da fraternidade e o fim da violência.

De acordo com o padre Andre Siqueira,  27 paróquias e entidades governamentais irão confeccionar o tapete. A estimativa é de que sejam gastos cerca de 50 toneladas de sal, mais de 200 sacos de 100 litros de serragem, além de borra de café, pedrarias, tintas e corantes.

Um dos eventos mais importantes para São Gonçalo, a celebração acontece há 22 anos na cidade e os tapetes de sal são considerados Patrimônio Público Cultural e Religioso da cidade. Para o prefeito José Luiz Nanci, Corpus Christi é um momento único para São Gonçalo.

“A celebração de Corpus Christi em São Gonçalo é um momento muito especial no qual as pessoas se unem e congregam na fé, no amor e na paz. Isso sem falar das belezas trazidas pelos painéis que compõem o tapete de sal, o maior da América Latina. Essa celebração reúne fiéis de todo Estado. É marcante para o povo gonçalense, independentemente da religião”, afirmou o prefeito.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo e presidente da Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg), Carlos Ney Pinho Ribeiro, há uma grande união para fazer o evento acontecer.

“As secretarias municipais trabalham unidas pelo sucesso do evento. Há uma integração também com a Cruz Vermelha, a Polícia Militar, a Guarda Municipal, dentre outros órgãos. As paróquias também trabalham unidas e constroem uma grande comemoração. É um momento de união da família, da juventude e da busca pela paz e pela fraternidade. Além do caráter cultural e religioso, as comemorações de Corpus Christi têm um caráter turístico para São Gonçalo. Muitas pessoas, de vários lugares, vêm a São Gonçalo para participar da missa e ver os tapetes artísticos ", reiterou o secretário.

Trânsito 

Este ano ficou definido que o trânsito para veículos que trafegam nas ruas Moreira Cesar, Feliciano Sodré e Nilo Peçanha, locais em que são confeccionados os tapetes, será interrompido uma hora mais tarde que nos anos anteriores. Em 2018, o fechamento ocorrerá às 19h do dia 30 de maio (quarta-feira) e a reabertura às 13h do dia seguinte. De acordo com a Guarda Municipal e a PM, a medida deverá diminuir o engarrafamento no local durante o horário de pico.
 
Serviço:  Santa Missa e procissão

Data: 31/05 (quinta-feira)
Horário: Concentração: 07h
Missa: 08h
Local: Igreja Matriz de São Gonçalo Endereço: Alameda Pio XII, nº 86, Zé Garoto

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top