Assine o fluminense

São Lourenço será celebrado desta sexta até domingo

Com programação variada, comemoração começará com alvorada nesta sexta às 6h

Com missas em diferentes horários e shows de rock, pagode e sertanejo, festejos prometem agitar a comunidade católica

Evelen Gouvêa

Comemorado dia 10 de agosto, o Dia de São Lourenço será celebrado entre esta sexta-feira (10) e domingo (12) nos dois templos em homenagem ao santo em Niterói. Ontem, tanto na histórica Capela de São Lourenço dos Índios, como na Paróquia de São Lourenço, no Ponto Cem Réis, fiéis decoravam as igrejas e as barraquinhas das festividades para receber os devotos. Neste ano, também serão comemorados os 260 anos da Paróquia.

A Praça General Rondon, no bairro que leva o nome do santo, recebia os ajustes finais para a quermesse, assim como o interior da Capela de São Lourenço dos Índios. De grande valor para os moradores da região, a festa foi confirmada após o pedido dos devotos ao monsenhor João Alves Guedes - responsável pela Paróquia -, que temiam o esquecimento do templo histórico. Ministro da Eucaristia da Arquidiocese de Niterói e morador de São Lourenço, o estudante André dos Santos Almeida, de 22 anos, foi um dos que ajudou na organização.

“A Capela não poderia ficar de fora da comemoração em homenagem ao santo, pois é um marco na fundação de Niterói. Sentimos que a tradição da festividade no templo foi perdendo a força, até passamos alguns anos sem realizá-la, mas queremos reviver. Juntamos os moradores, conseguimos doações para a decoração e as barraquinhas e esperamos que os fiéis compareçam com sua fé”, comenta o estudante, acompanhado de sua mãe, Andreia dos Santos Almeida, técnica de enfermagem de 49 anos.

Para ela, a geração de seu filho perdeu o costume da adoração na igreja, o que pode estar aumentando a criminalidade entre os jovens.

“Já chegamos a fazer encontro para 300 jovens ligados à igreja. Queremos resgatar essa devoção, pois alguns do bairro que vimos crescer se perderam. Isso traria força à Capela novamente”, aponta.

Programação - A comemoração começa com alvorada às 6h desta sexta. No mesmo dia, na Capela, às 18h, será celebrada uma missa, seguida de uma procissão pelas ruas do entorno. Logo depois começa a festa, que terá shows de bandas de rock na sexta, pagode no sábado e sertanejo no domingo. O término, no Dia dos Pais, será a partir das 18h, com missa de encerramento e bênção de São Lourenço.

Na Paróquia de São Lourenço, no Ponto Cem Réis, a celebração terá início na sexta com Santa Missa às 8h, já às 20h, a Santa Missa será em comemoração aos 260 anos do templo e terá a presença do arcebispo de Niterói, dom José Francisco Rezende Dias, seguida de festa. No sábado, a festividade começa às 19h. No domingo, a missa é às 8h, seguida de procissão, e depois mais missa, às 10h30, 18h30 e 19h30, com encerramento de festa.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top