Assine o fluminense

Semana Nacional do Trânsito começa com passeio ciclístico em Niterói

Bicicletário do Centro também será palco de debates

A Semana Nacional de Trânsito, entre os dias 18 e 25 de setembro, começa mais cedo em Niterói este ano, com um passeio ciclístico promovido pela prefeitura neste domingo (17), tendo como ponto de concentração a Concha Acústica, no Centro. A abertura oficial dos eventos será na segunda, às 10h, no auditório da Polícia Rodoviária Federal, na Ilha da Conceição. O tema deste ano será “Minha escolha faz a diferença”.

Como nos anos anteriores, a prefeitura de Niterói programou uma série de atividades durante a Semana Nacional de Trânsito. O objetivo é estimular a reflexão de motoristas, pedestres, ciclistas e da população sobre a humanização e o respeito às regras de trânsito. Entre as atividades, destaca-se o trabalho de equipes da NitTrans, que estarão nas portas de escolas e instituições da cidade distribuindo panfletos sobre a importância do respeito às Leis de Trânsito.

“Será uma semana importante para debatermos sobre o trânsito e as consequências para quem não obedece às leis, com distribuição de informativos e ações educacionais. Sempre afirmo que a educação é a principal arma contra os acidentes de trânsito. Aprender, respeitar e agir. Assim construiremos um trânsito melhor”, afirma o presidente da NitTrans, Paulo Afonso Cunha.

A abertura da Semana Nacional do Trânsito será na segunda-feira (18), às 10h, no Auditório da Polícia Rodoviária Federal, Ecoponte, na Ilha da Conceição. Além da presença de com autoridades e representantes de empresas e instituições públicas e privadas, haverá apresentação da banda Brazilian Piper, sob a regência do maestro João Paulo. A Semana está prevista no Código de Trânsito Brasileiro.

Bicicletas

O Programa Niterói de Bicicleta também vai marcar presença na Semana Nacional de Trânsito. No domingo (17), um passeio ciclístico vai percorrer a orla da Zona Sul, do Centro da cidade, até Charitas. A concentração será na Concha Acústica, às 8h. As bicicletas começam seu percurso às 9h, e seguem até a Praça do Rádio Amador. A estimativa é que cerca de mil ciclistas participem da atividade.

Na terça-feira (19), o Niterói de Bicicleta, em parceria com a Universidade Estácio de Sá, começa o “Vaga Viva”, que vai ocupar, temporariamente, vagas de estacionamento de carros da Rua da Conceição, número 131, e na Estrada Francisco da Cruz Nunes, número 225. A ideia é transformar, entre 11h e 19h, o espaço ocupado em área de lazer, convivência e reflexão. A atividade dura três dias, e segue até a quinta-feira (21).

O bicicletário Arariboia, no Centro, também será espaço de ações durante a semana. Na sexta-feira (22), de 18h30 às 20h30, especialistas em mobilidade discutem o tema “A Bicicleta No Plano de Mobilidade de Niterói”. A participação do programa se encerra no domingo (23), com workshop de mecânica básica de bicicletas, de 9h às 12h, no bicicletário. 

O ciclo de palestra terá início na terça-feira (19), no Auditório Prefeito João Sampaio, na Praça Fonseca Ramos, com uma apresentação do presidente da NitTrans, Paulo Afonso Cunha. Ele vai falar sobre “O Código de Trânsito Brasileiro no contexto do Direito Administrativo da Ordem Pública”.  O encerramento será no dia 25 de setembro, no Auditório da OAB de Niterói, no Centro, com destaque para a palestra sobre “Mecânica de automóveis para Mulheres”.

No domingo (24) haverá um passeio motociclístico, com concentração na Concha Acústica, às 9h. As motos percorrerão vias da Zona Sul e Região Oceânica até a praia de Piratininga.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top