Você faz a notícia

Sinal verde para a mobilidade em Icaraí

Quatro dos 13 semáforos inteligentes já foram instalados. Todo o sistema deve ser concluído em um mês

Os semáforos fazem a contagem dos veículos e têm autonomia de prolongar o tempo de sinal verde quando necessário

Foto: Divulgação / Leonardo Simplício / Prefeitura de Niterói

O sistema de sinais inteligentes de Icaraí, na Zona Sul de Niterói, já começa a ganhar forma. Segundo a NitTrans, 4 dos 13 sinais inteligentes já foram instalados e estão em funcionamento. Três deles na Avenida Almirante Ary Parreiras, esquinas com a Avenida Roberto Silveira, Lemos Cunha e Irineu Marinho. E um no cruzamento da Gavião Peixoto com Lopes Trovão.

Os outros sinais inteligentes de Icaraí serão instalados na Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, nas esquinas com as ruas Miguel de Frias e Álvares de Azevedo; na Avenida Roberto Silveira, nos cruzamentos com as ruas Lopes Trovão, Presidente Backer, General Pereira da Silva, Álvares de Azevedo, Castilho França e Miguel de Frias; na Rua Lopes Trovão, na esquina com Mem de Sá.

Além disso, dos 29 novos sinais com no-break que serão implantados no bairro, quatro já foram instalados. A previsão é de que, em um mês, todo o sistema esteja funcionando.

Os semáforos inteligentes possuem câmeras, que fazem a contagem dos veículos que passam pelas vias e têm a autonomia de prolongar o tempo de verde quando necessário, dando mais agilidade ao tráfego. Os outros sinais novos terão tempo fixo de verde e vermelho. Com o no-break, poderão funcionar até oito horas mesmo com corte no fornecimento de energia.

Plano – A implantação dos sinais inteligentes integra o conjunto de medidas do Plano Icaraí, que contempla também propostas de mudanças nos itinerários dos ônibus pelo bairro. Pela proposta da Prefeitura, os coletivos transitarão pelas ruas Miguel de Frias, Álvares de Azevedo, Lopes Trovão, Mariz e Barros, Joaquim Távora, Gavião Peixoto, e avenidas Almirante Ary Parreiras, Roberto Silveira e Jornalista Alberto Francisco Torres (Praia de Icaraí). Os ônibus, pelo projeto, deixarão de passar pelas ruas General Pereira da Silva, Tavares de Macedo, Domingues de Sá, Presidente Backer e Avenida Sete de Setembro. A proposta já foi apresentada com moradores do bairro. Novas reuniões serão marcadas para aprofundar a discussão do projeto para só então as mudanças começarem a ser implantadas.

Números – Segundo a NitTrans, há 11 sinais inteligentes funcionamento na cidade. Além dos quatro de Icaraí, três estão no Largo da Batalha, três em São Francisco e um no Centro, na Marechal Deodoro. 

O sistema que contempla o CCO (Centro de Controle Operacional da Mobilidade), além dos sinais inteligentes, contará também com dez painéis eletrônicos que vão trazer informações sobre o trânsito na cidade. Três já estão instalados e funcionando na base de testes: na esquina das avenidas Roberto Silveira com Almirante Ary Parreiras, em Icaraí, na Avenida Visconde do Rio Branco esquina com José Clemente, no Centro, e na Alameda São Boaventura, próximo à Ponte Rio-Niterói. Até o carnaval, há a previsão de mais três serem implantados: no estacionamento da Neltur, em São Francisco, na Rua Leonor da Glória, no Largo da Batalha, e mais um na Alameda São Boaventura.

Depois, serão instalados na Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres (Praia de Icaraí) e na Rua Benjamin Constant, no Barreto. Os últimos a serem instalados serão na Rua Marquês do Paraná e na Estrada Francisco da Cruz Nunes, próximo do Cisp (Centro Integrado de Segurança Pública). Ambos serão coloridos. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Eduardo
Para cada 10 melhorias planejadas/instaladas no zona sul de Niterói, 1 vai para a zona norte. Parece uma cidade EQUILIBRADA?
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Scroll To Top