Assine o fluminense

Sistema rotativo segue sem operar na Praia de Itacoatiara

Serviço que deveria ter tido início na semana passada segue sem data para começar no local

Segundo um funcionário, atraso na confecção das placas de estacionamento foi o motivo para a ausência do rotativo em Itacoatiara. Prefeitura não se posicionou

Douglas Macedo

O verão oficialmente ainda não começou, mas este sábado (15) não deixou dúvidas de que a estação mais aguardada do ano já está acontecendo. O dia de altas temperaturas fez com que os niteroienses buscassem a opção de lazer mais óbvia: a praia. Quem teve como destino a Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói, embora não tenha encarado grande trânsito, ainda não conseguiu estacionar seu veículo com segurança.

A Prefeitura de Niterói anunciou que, já na última semana, em um desdobramento da Operação Verão, a praia passaria a contar com o sistema rotativo, que tem o objetivo de organizar o espaço urbano e coibir a atuação de flanelinhas. Conforme divulgado, os motoristas precisariam pagar um valor diário de R$ 5 para estacionar os carros na região.

Contudo, neste sábado de sol, nem os funcionários do sistema rotativo estavam na orla da praia, nem as placas sinalizando a vigência estavam fixados em seus postes de destino. Para o advogado Felipe Ciganha, morador do bairro de Itacoatiara, o sistema é fundamental para que as idas à praia de todos da cidade de Niterói aconteçam na mais perfeita ordem.

Um dos redutos mais procurados, a Praia de Itacoatiara recebeu bom público neste sábado

Douglas Macedo

“O rotativo organiza o trânsito, diminui as incidências de infrações. Para nós, que somos moradores, a presença da prefeitura acaba organizando, nos traz um final de semana melhor”, afirmou.

Ciganha afirma que, na ausência de guardas do rotativo, é normal presenciar carros parados de forma irregular, em cima de calçadas, bloqueando a saída de garagens. Segundo ele, a saída acaba sendo a pior de todas: o reboque. 

“O índice de carros irregulares e rebocados, por exemplo, aumenta muito aqui durante os feriados e finais de semana. Embora a prefeitura tenha anunciado, até agora, não vimos ninguém do rotativo trabalhando por aqui”, revelou.

Normalidade – Em Itaipu, Camboinhas e Piratininga, outros destinos bastante procurados na Região Oceânica de Niterói, o rotativo está funcionando normalmente. Um funcionário da prefeitura que preferiu não se identificar revelou que o atraso na implementação do rotativo na Praia de Itacoatiara se deve às placas de identificação do estacionamento rotativo não terem ficado prontas a tempo.

A Prefeitura de Niterói, até o momento do fechamento desta edição, não se manifestou sobre o caso. 

Temperatura – Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura em Niterói neste sábado atingiu impressionantes 39 graus. Ainda segundo o instituto, a máxima deve ser a mesma neste domingo, que promete ser mais um dia de praia para os niteroienses. Já na segunda-feira, a temperatura fica entre 25 e 36 graus. 

Balneabilidade – O boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) traz 9 praias recomendadas para o banho em Niterói: Gragoatá, Boa Viagem, Icaraí, Charitas, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara. Está imprópria a Praia de São Francisco. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Gabriel Santos
Finalmente o olho grande da NitTrans (Prefeitura) não está tão grande... sem rotativo nas ruas de Itacoatiara!!!
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Veja também

Scroll To Top