Assine o fluminense

Sunday Bloco Sunday abre carnaval de Niterói

Mais dois blocos animam a cidade no domingo (17)

O Sunday Bloco Sunday abriu a folia entre os blocos da cidade neste sábado (16), a partir das 15h, na Praça Getúlio Vargas, em Icaraí. O nome do bloco faz referência à música “Sunday Bloody Sunday”, da banda irlandesa U2, que compõe majoritariamente as canções do bloco. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Niterói, que disponibilizou 17 homens da Guarda Municipal para fazer a segurança do local. Apenas dois portões ficaram abertos para facilitar o trabalho de patrulhamento da praça. Banheiros químicos foram montados no local, além do palco e equipamento de som para a banda, e barraquinhas vendiam comidas e bebidas. Eram esperadas cerca de 300 pessoas. 

A professora Tânia Gomes (60) e a jornalista Adriana Corrêa (48) estavam acompanhadas de um grupo de amigos, todos pertencentes ao bloco Segura Meu Balanço, com cerca de 80 integrantes, que foram prestigiar o Sunday Bloco Sunday. 

“Venho todo ano. Gosto desse bloco, e é mais um motivo para reunir todos os componentes do nosso. Essa semana, foi a entrega das camisetas do nosso bloco e demos o pontapé inicial no carnaval”, comemora Adriana, que é completada pela amiga: “Nós não saímos pelas ruas como os outros blocos costumam fazer. A gente se reúne em locais combinados. Sempre com muita animação, gente de todas as idades, com ou sem adereços”, diz Tânia, animada.

Outras duas amigas que estavam no local eram Érica Madici (45) e Marta Duarte (41), acompanhadas de suas filhas Júlia (11) e Yasminn (11), respectivamente. Elas viram o evento do bloco pelas redes sociais e não hesitaram na hora de confirmar presença.

“Esse é um evento para a família. Por ser mais cedo, facilita, além de ser do lado da nossa casa. Estamos nos sentindo seguras aqui, o que também é um ponto positivo, assim como a música boa”, disse Érica. 

No sábado, foliões também aproveitaram a Banda dos Amigos do Largo do Barradas que levou alegria e irreverência ao Barreto, assim como o bloco Tô Duro, Mas de Copo Cheio, na Rua Salgado Filho.

Neste fim de semana, 64 guardas municipais, 22 agentes de trânsito e cerca de 30 funcionários da Clin trabalharão nas regiões onde haverá eventos. Todos os pontos de festividades contarão com banheiros químicos.

No domingo (17), a programação começa às 10 horas, com o bloco Vou Zoar, no Caminho Niemeyer, no Centro. O evento segue até as 16 horas. À noite, a festa continua no Barreto, com o bloco Piranhas do Barreto, a partir das 19 horas. A concentração será na esquina das ruas Galvão e Américo Vanique. O trajeto inclui as ruas Doutor Luiz Plamier, Guimarães e General Castrioto.

Duas escolas de samba de Niterói que desfilam no Rio farão ensaios técnicos, neste domingo (17) na Avenida Amaral Peixoto, no Centro. A Acadêmicos do Sossego se apresenta a partir das 18h30, e a Acadêmicos do Cubango, a partir das 20h30. A Unidos do Viradouro fará seu ensaio técnico na Marquês de Sapucaí, no sábado (16).

Carnaval de Niterói 

A folia na cidade vai até o dia 24 de março e contará com 85 blocos, em todas as regiões, além das tradicionais festas nos bairros e do desfile de 32 escolas de samba na Rua da Conceição. A Prefeitura de Niterói montou esquema especial para garantir a segurança e a organização dos eventos.

A expectativa da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) é de que o número de foliões na cidade seja ainda maior do que no ano passado, com mais de 750 mil pessoas, entre foliões da cidade, visitantes e turistas participando dos eventos. A taxa de ocupação da rede hoteleira, de acordo com a Neltur, deve ultrapassar 90% no período de carnaval.

NitTrans – Uma operação especial de trânsito será montada pela NitTrans durante os eventos pré-carnavalescos agendados para este fim de semana na cidade. Vinte e dois agentes e operadores de trânsito atuarão sábado e domingo na orientação do trânsito. O objetivo é garantir a segurança viária dos foliões e dos demais pedestres, além de promover melhor fluidez ao tráfego de veículos durante os festejos. A operação prevê ações no Centro, em Icaraí e no Barreto. Onde houver desfile, o tráfego de veículos será interditado para a passagem do cortejo e liberado em seguida.

Clin  –  A Compnahia de Limpeza de Niterói entrará com equipes no fim dos desfiles dos blocos de carnaval que estarão animando a cidade neste fim de semana. No Caminho Niemeyer, além dos garis, também serão disponibilizados dez contêineres de 1.200 litros para o depósito de resíduos. Na Praça Getúlio Vargas, em Icaraí, outros seis contêineres serão instalados.

Ordem Pública – Neste fim de semana, 64 guardas municipais estarão atuando nos bairros onde haverá eventos com o apoio de 11 viaturas. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) orienta aos pais que forem levar crianças pequenas aos desfiles, que coloquem identificação nos filhos. Em caso de crianças perdidas, os pais poderão acionar a Guarda Municipal para ajudar em qualquer um dos pontos. O Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que atende no número 153, também estará à disposição da população durante todo o período de festividades na cidade.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top