Assine o fluminense

Tapete de 1,5 km atrai 50 mil fiéis em SG

Corpus Christi na cidade também teve missa campal e procissão

Em São Gonçalo, que possui o maior tapete de sal da América Latina, são esperadas cerca de 50 mil pessoas para a festa

Foto: Colaboração / Carolina Ribeiro

Milhares de fiéis participaram nesta quinta-feira (20) das celebrações pelo dia de Corpus Christi em vários municípios do Estado. Os tradicionais tapetes de sal, que coloriam quilômetros de importantes vias, fizeram sucesso entre os participantes que também compareceram às procissões na festa que celebra o mistério da Eucaristia.

Em São Gonçalo, o maior tapete de sal de Corpus Christi da América Latina com aproximadamente 1,5 km, atraiu cerca de 50 mil fiéis entre a confecção dos painéis, missa campal na Igreja Matriz de São Gonçalo e procissão pela Rua Coronel Moreira César, no Zé Garoto. A professora Denise Nunes da Silva, de 48 anos, participa da festa todo ano, mas desta vez confeccionou um dos desenhos. 

“Não é só ver os tapetes, é uma festa que transmite muita paz, um momento de religiosidade em que as pessoas estão voltadas para Deus. Já havia confeccionado há anos, e dessa vez a escola em que dou aula participou, foi muito bom, diversos grupos cantando e rezando juntos”, comentou.

A comerciante Daiane Lopes, 29, está há 3 anos na Comunidade Católica Dom de Deus e não perde a celebração desde então. Para ela, a cada missa e procissão, os fiéis podem sentir a presença de Jesus entre eles, na celebração de seu corpo. 

O responsável pela celebração da missa campal de São Gonçalo foi o arcebispo da Arquidiocese de Niterói, José Francisco Rezende Dias, que participou a pé da procissão carregando o ostensório por todo o caminho, junto ao vigário do município, o padre André Siqueira. 

“A festa é do amor e da beleza de Deus, que quis ficar presente no mistério do pão e do vinho, consagrados como alimento para nos revelar o seu grande amor. A data sustenta a caminhada da vida, por isso hoje é dia de gratidão a Jesus e adoração do mistério da Eucaristia, reconhecendo a grandeza de seu amor por nós”, disse. 

Estiveram presentes na celebração, considerada a maior dos últimos anos, o prefeito José Luiz Nanci, os secretários de Desenvolvimento Urbano, Fernando Moreira, de Cultura e Turismo, Carlos Ney, de Segurança Pública, Felipe Brito, e de Educação, Marcelo Azeredo. Os deputados estaduais Fernando Salema e Renan Ferreirinha também estiveram presentes. 

“Além de ser Patrimônio Cultural e Religioso da cidade, é uma grande demonstração de fé do povo católico. Conheço pessoas que vêm de outros municípios acompanhar as festividades, por ser nacionalmente conhecida”, declarou o prefeito.
Além de participar da celebração de São Gonçalo, o arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, presidiu a Celebração Eucarística de Corpus Christi de Maricá. Por lá, os tapetes ficaram expostos na Praça Medeiros Corrêa, no Centro. A Santa Missa foi seguida de procissão. No município de Itaboraí, 120 tapetes foram confeccionados na Avenida 22 de Maio.

 

 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top