Assine o fluminense

Tecladista do A-ha cria conjunto de esculturas no pátio do MAC

Obra ficará exposta no local até março. Alunos da cidade participaram da intervenção

Selene Wendt, Magne Furuholmen e Guilherme Vergara com parte da obra.

Foto: Leo Zulluh / Divulgação / FAN

Um conjunto de esculturas criado pelo tecladista da banda norueguesa A-ha e artista visual Magne Furuholmen, com participação de estudantes do Morro do Palácio, do Grupo da Grota, do Portal Bem TV e de algumas escolas públicas de Niterói, ficará em exposição no pátio do Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Boa Viagem, até março.

As intervenções consistem na impressão de palavras e mensagens em cinco imensas placas de barro. O trabalho foi inspirado na série de monotipos Literary Constructions. Cada monotipo constitui uma grande letra que permite que se leia à distância as palavras construções literárias. De perto se pode fazer a leitura de palavras derivadas das letras que compõem essas duas palavras, resultando em fragmentos linguísticos como "terra ossos", "contrárias ilusões", "lentas ações raras", entre outras. 

Este trabalho se baseia na ideia de que existem 5.500 palavras que podem ser derivadas estritamente das letras contidas em Literary Constructs (Construções Literárias) só na língua inglesa. Assim como poeta e letrista de música, o jogo entre texto e imagem no trabalho desta artista é poético e literário no sentido mais abstrato. 

A intervenção de Magne faz parte da exposição The Art of Storytelling - A Arte de Contar Histórias, curada por Selene Wendt, do The Global Art Project, especificamente para o MAC de Niterói. 

“Esta exposição internacional ou transcultural celebra uma visão e experiência expandida entre arte contemporânea, literatura e os rituais da tradição oral dos contadores de história, formando um roteiro curatorial artístico entre o MAC de Niterói, Museu Janete Costa de Arte Popular e o Solar do Jambeiro, atravessados por entrelaçamentos poéticos com a paisagem, memória e a região histórica da Boa Viagem”, explica Guilherme Vergara, curador e diretor do MAC .

Talentoso como músico e artista visual, Magne Furuholmen tem apresentado obras em locais conhecidos como Henie Onstad Kunstsenter, em Oslo, na Noruega, e na Art Fair de Londres, na Inglaterra. O artista também contribuiu para a construção dos prêmios Nobel em Oslo com o projeto “Clímax”, em 2008.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

kassia neves
Muito show esse rapaz!
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Veja também

Scroll To Top