Assine o fluminense

Trânsito fica mais fácil na Contorno

Acordo com a PRF para uso dos acostamentos repõe mais uma pista em cada sentido

Trânsito fica mais fácil na Contorno

Foto: Douglas Macedo

A Avenida do Contorno, um dos pontos críticos da BR-101 e principal ligação entre os municípios de Niterói, São Gonçalo e Rio de Janeiro, voltou a contar com três pistas em cada sentido a partir deste sábado. Desde um incêndio no dia 8 de janeiro, que comprometeu a estrutura do viaduto, a via passou a operar, por motivos de segurança, com duas pistas em cada sentido. O número de pistas abertas ao tráfego só foi normalizado depois de um acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), permitindo o uso dos acostamentos em cada um dos sentidos.

No trecho em cima do viaduto, entretanto, ainda existem redutores de velocidade. Isto porque paralelamente ao fluxo de veículos no local estão sendo realizadas as obras de reparação na estrutura afetada. Com o incêndio, cerca de 200 m² de cimento da parte inferior do viaduto se descolaram da estrutura, o que tornou imperativo os reparos emergenciais. A Arteris, concessionária que administra o trecho, afirma que até o dia 22 de março todos os reparos serão entregues.

Hélio Silveira, superintendente de Investimentos da Arteris, explica que as interdições na via se fizeram necessárias porque, até a conclusão dos estudos e análise de amostras, não era possível dimensionar os danos causados pelo incêndio.

“Na madrugada do incêndio, estivemos no local, mas havia muita fuligem na laje do concreto. Foi necessário que fizéssemos limpeza com hidrojateamento de água, utilizando bombas de alta pressão. A partir daí, tomamos todas as medidas de precaução para que os usuários da via, como o desvio do tráfego e escoramento total do viaduto”, afirmou.

Inovação – Ainda segundo Silveira, para que o impacto no trânsito seja minimizado durante o reparo do viaduto, será adotado um método de concretagem diferente. Para reparar a parte inferior, já foram realizados furos na via, por meio dos quais, segundo Silveira, será injetado o concreto que substituirá a parte comprometida, o que possibilitará o fluxo de veículos em paralelo. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top