Assine o fluminense

Travessia irresponsável na Região Oceânica de Niterói

Na Estrada Francisco da Cruz Nunes, alguns pedestres não estão respeitando a sinalização

Pedestres desrespeitam as sinalizações horizontais e verticais, colocando suas vidas em risco em meio aos carros em um dos trechos mais movimentados da Estrada Francisco da Cruz Nunes

Foto: Evelen Gouvêa

Pedestres têm se arriscado frequentemente desrespeitando as sinalizações de travessia na Estrada Francisco da Cruz Nunes, na Região Oceânica de Niterói. No trecho entre o DPO do Cafubá e o shopping Itaipu Multicenter, as pessoas cruzam as pistas da via, passando pelas pistas do BHS que estão abertas ao trânsito, o que pode causar diversos tipos de acidentes.

As novas pistas que irão abrigar o Bus of High Level of Service (BHS) foram recentemente abertas para o trânsito de veículos, e, apesar do plaqueamento informando a ação, algumas pessoas ainda optam por atravessar pelo local fora da faixa de pedestres, colocando suas vidas em risco. O floricultor Renato Ferreira, de 43 anos, que trabalha na região diariamente, alerta para o problema.

“Já vi ciclistas passando por sufoco ao trafegar pela pista e até mesmo pessoas levando sustos ao ver os veículos passando. Acredito que muita gente ainda não saiba que a pista foi aberta ao trânsito, e acaba passando fora do local correto. Uma boa ação alternativa seria o posicionamento de guardas de trânsito informando, dando uma melhor orientação aos moradores”, explicou.

Já a estudante Mariana Couto, de 22 anos, foi uma das moradoras da região que levou um susto durante a travessia.

“Eu não sabia que a pista estava aberta, acho que faltou uma ação de conscientização dos moradores quando aconteceu a abertura. Estava indo ao Itaipu Multicenter e me deparei com os carros na via, poderia ter acontecido um acidente”, contou.

A moradora Sonia Costa também comenta sobre a situação no local.

“Acredito que mais avisos deveriam ser colocados nas pistas do BHS informando sobre a abertura da pista para os transeuntes e ciclistas que por lá trafegam. Ou então, fecha novamente o acesso para carros”, disse. 

Procurada, a Prefeitura de Niterói informou que a engenharia de trânsito da NitTtrans implementou sistema de sinalização, planejado especialmente para esta etapa da obra, em que a pista do BHS foi aberta ao tráfego. “Neste sistema há placas, semáforos, faixas de lona e sinalização horizontal. O painel luminoso na saída do túnel também orienta os moradores a respeito do trajeto”. 

Ainda segundo o Executivo, ao todo, 49 agentes atuam na região, sendo 23 em cada turno, e mais 3 durante a madrugada. Os agentes se posicionam ao longo de toda a região, de acordo com a necessidade apresentada pelo fluxo de trânsito. Por fim, a prefeitura ressaltou que ações de educação para o trânsito são tarefa cotidiana da NitTrans e que é sabido pela população: pedestres só devem atravessar as vias em locais adequados, para que não coloquem suas vidas em risco. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Guilherme Lins
Só pode ser piada. Pego o ônibus pro trabalho em frente ao barravento. Pego o bus para trabalhar antes das 6h da manhã. Se for pra eu atravessar na faixa, teria que andar até o ponto do Cafubá ou até depois do hortifruti. Mais um exemplo de como as necessidades da população estão em segundo plano nessa obra mal projetada.
Vote up!
Vote down!

: 1

You voted ‘up’

rafael fontes andrad
Prefeitura fez uma obra milionária, mas não a utiliza como deveria...os onibus que saem e vão para charitas nao usam a faixa exclusiva...ficando vazia e sem uso...desperdício de dinheiro.
Vote up!
Vote down!

: 1

You voted ‘up’

Rogerio Faria
Na verdade essa obra na região Oceanica não está fácil para ninguém (pedestres, motoristas, comerciantes, etc). Até acho que as obras são necessárias em função do crescimento na região, mas a engenharia de tráfego e os guardas que ajudam no controle e organização do transito são HORRíVEIS! Com o verão chegando eu não recomendo nenhuma praia da região se não quiser se estressar. Pago um IPTU de mais de 3 mil por ano para isso que temos aqui. Viva Niterói!
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

LUIZ VILLARINO
O transito foi liberado na faixa exclusiva e os automóveis não respeitam os sinais de transito dificultando a travessia. Falta um agente para o sinal de quem vem do Cafuba e cruza a pista no sentido praias. O motorista da RO está muito mal educado.
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Scroll To Top