Assine o fluminense

TRE terá reforço da Guarda na fiscalização em Niterói

Número de fiscais será triplicado no fim de semana de votação

90 agentes da Guarda Municipal de Niterói serão cedidos para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE)

Foto: Marcelo Feitosa

Por solicitação da Justiça Eleitoral, 90 agentes da Guarda Municipal de Niterói serão cedidos para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para trabalhar nas eleições. A cidade também vai receber um reforço extra de agentes federais. Os agentes da Guarda ficarão espalhados nos 143 locais de votação em Niterói, que são distribuídos por dez zonas eleitorais.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi aprovado o envio de Força Federal para todos os municípios do Rio de Janeiro onde haverá segundo turno para garantir a segurança da votação e a apuração das eleições. 

Os agentes da Guarda Municipal vão começar a atuar já na manhã de sábado, quando se encontrarão com equipes do TRE no 12º BPM (Niterói). De lá, eles serão distribuídos junto com as urnas para os locais de votação e serão rendidos por policiais militares no início da noite. 

De acordo com o coordenador da Fiscalização da Propaganda Eleitoral, o juiz Marcello Rubioli, além do reforço na segurança, também haverá reforço na fiscalização. 

“Conseguimos triplicar o número de fiscais para atuar nesse segundo turno, pois fizemos um remanejamento com os agentes, que atuavam em outras cidades que não tiveram segundo turno. Por isso, pleiteamos esse reforço também para Niterói e São Gonçalo, que terão ao todo 50 homens (25 em cada cidade) para coibir as irregularidades. Queremos garantir eleições tranquilas”, explicou. 

Operação Verão – Mesmo com o número de agentes que foram cedidos para o TRE, a Operação Verão vai começar neste sábado. De acordo com a Secretaria de Ordem Pública (Seop), haverá guardas em pontos fixos nas praias de Itaipu e Piratininga, que apresentam maior movimento de frequentadores. 

Também serão realizadas rondas periódicas nas praias de baía, Itacoatiara e Camboinhas, totalizando 23 guardas. 

A ação da prefeitura tem o objetivo de minimizar os impactos causados pelo grande fluxo de pessoas que frequentam as praias de Niterói no período de calor. A atuação ocorrerá às sextas, sábados, domingos e feriados, sendo que o maior efetivo será empregado nos fins de semana.

Com o intuito de garantir um acesso ordenado às praias, a operação vai repreender ambulantes ilegais e fiscalizar os ambulantes regularizados, além de realizar fiscalizações de trânsito, principalmente nos acessos às praias, bem como repreensão a flanelinhas e ações fiscais para impedir condutas lesivas ao sossego, a tranquilidade, ao código de posturas, ao meio ambiente e às disposições legais em geral.

Além da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), vão participar da ação Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Companhia de Limpeza (Clin), NitTrans e Neltur, cada uma atuando de acordo com as suas atribuições. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top