Assine o fluminense

Um século a serviço da população

Terceiro Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) chega ao seu centenário, ocupando o primeiro lugar de excelência no trabalho

A solenidade que marcou a data foi realizada na sede do quartel, no Centro

Foto: Marcelo Feitosa

“Vida alheia e riquezas salvar”. O trecho, que faz parte da Canção do Soldado do Fogo, foi entoado com orgulho na noite desta quinta-feira (25) em Niterói, para comemorar o centenário do 3º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM). Centenas de convidados, entre autoridades militares, familiares e amigos, puderam assistir a um documentário sobre a história de uma das unidades mais antigas do Estado.

O tenente-coronel Renato Grigorovski, comandante da unidade, estava orgulhoso com a data. E não é para menos, de janeiro a abril deste ano, o quartel de Niterói ocupou o primeiro lugar no ranking das unidades no Estado com índices de excelência na eficiência dos serviços.

“Sabemos o quão grande é ser bombeiro e servir. Não importa se são gatos subindo o telhado de uma casa ou se é uma vida humana em um incêndio, o importante é que nos dediquemos com afinco ao nosso juramento de servir e proteger. Poder ver a história deste quartel e tantos ex-comandantes aqui, que fizeram parte dessa história, é motivo de gratidão”, disse o comandante emocionado.

Na solenidade, houve homenagens a ex-comandantes do 3º GBM que receberam placas das mãos de Grigorovski.

E o ciclo de comemorações continua hoje. A banda sinfônica do Corpo de Bombeiros do 3º GBM vai se apresentar às 15h30 no Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Boa Viagem, Zona Sul.

Além disso, o acervo histórico do Corpo de Bombeiros e materiais operacionais estarão expostos no Plaza Shopping até domingo.

Um simulado operacional na Ponte Rio-Niterói abriu as comemorações do quartel no último dia 6 de agosto. Já no último dia 20, cerca de 670 pessoas participaram de uma corrida de 5 km na Praia das Flechas. O trajeto contemplou os principais pontos turísticos da cidade. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top