Assine o fluminense
Ricardo Menezes

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj) trata de temas de interesse público, justiça e cidadania

Um viva à advocacia!

Na semana do Dia dos Pais, eu queria me dirigir especialmente aos pais que me seguem por aqui, neste nobre espaço do querido O Fluminense, mas também aos advogados e advogadas, já que neste domingo, coincidentemente, também se comemora o dia da advocacia em nosso país.

Sendo assim, queria dizer que esta é uma oportunidade única de falar não aos colegas e às colegas da advocacia, mas aos cidadãos fluminenses, sobre a importância de advogados e advogadas para a democracia no nosso país.

Somos nós os representantes legais do cidadão, estabelecidos pela Constituição, que vamos defendê-lo, por exemplo, contra a invasão de uma propriedade. Somos nós que vamos defender o direito a uma aposentadoria digna ou pensão alimentícia, ou mesmo ao ressarcimento por um dano causado pelo Estado ou pelos grandes grupos econômicos deste país.

A sociedade precisa entender que sem a advocacia não há justiça. E sem justiça não há democracia. É missão de cada um de nós defender a democracia, a Constituição, que garante direitos mas é muito pouco aplicada no nosso país. O processo é demorado, demanda esforço e combate. E é justamente para este combate que servimos nós, advogados e advogadas.

Assim, encerro a coluna de hoje como iniciei. Parabéns aos advogados e advogadas, e sobretudo aos papais. E vovôs, como eu, que temos orgulho de sermos pais duas vezes.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top