Assine o fluminense

Uppes cobra recomposição de salário dos professores

Direção do sindicato teve reunião com o secretário estadual de Educação

Secretário Pedro Fernandes se reuniu com representantes da Uppes

Marcelo Motta/Divulgação Uppes

Em reunião com o secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes, na última semana, a diretoria da União dos Professores Públicos no Estado-Sindicato (Uppes) reivindicou reajuste salarial e diversas demandas relacionadas ao professorado e à educação no estado. 

De acordo com a presidente da entidade, Teresinha Machado, é necessário restabelecer a recomposição salarial da categoria, tendo em vista que não há reajustes há cinco anos. 

“Só houve perda salarial. Com o aumento da alíquota previdenciária, o piso salarial que já está defasado, teve um decréscimo de 3%”, afirmou.  

A dirigente sindical entregou ao secretário um levantamento feito pelo sindicato, onde reivindica 43,32% de recomposição salarial para o magistério. 

“Fizemos um cálculo baseado na evolução histórica do salário mínimo do estado, de 2014 a 2019. Seria muito importante o cumprimento da lei da data-base (Lei. 1608/90)”, frisou.  Dentre as reivindicações, também está a questão das perícias médicas. A diretora regional da Uppes, Annita Ferro, destacou a dificuldade de locomoção dos servidores adoecidos. 

“É desumano exigir que um servidor debilitado por problemas de saúde tenha que se deslocar até a capital para realizar perícia”, frisou. 

O secretário Pedro Fernandes afirmou que está providenciando postos de perícias médicas para outras regiões. 

“Já está em negociação um polo de perícia médica para todas as regionais, de acordo com a demanda”, disse. 

A minuta de projeto de lei que trata da equiparação salarial dos professores, Doc II 40h, também foi apresentada na reunião. 

“É uma questão de justiça com os professores Doc II 40h”, afirmou Abigail Rasa Amim, diretora da Uppes. 

O secretário estadual  Pedro Fernandes afirmou que buscará informações acerca da minuta. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top