Assine o fluminense

Vacinação no estado atinge 80%

Nova Iguaçu, Niterói e São Gonçalo farão imunização contra gripe neste sábado, último dia para o público-alvo

Secretaria de Estado de Saúde (SES) registrou 80% de cobertura e ainda tem expectativa de aumentar esse número até o encerramento da vacinação

Foto: Divulgação/Agência Brasil

Termina neste sábado (15) a campanha de vacinação em todo o estado do Rio de Janeiro contra a gripe. Até agora, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) registrou 80% de cobertura e ainda tem expectativa de aumentar esse número até o encerramento da vacinação. Foi o que disse o subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe. 

“Tudo vai depender da resposta da população”, afirmou. 

Uma ação especial será desenvolvida neste sábado em São Gonçalo e Niterói, na região metropolitana do Rio, e em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, com postos funcionando durante todo o dia. Chieppe acredita que “é bem factível chegar a 85% de cobertura e, dependendo da resposta, a gente pode chegar até mais (alto)”. 

O subsecretário destacou que ainda existem dados a serem inseridos no sistema. 

“Pode ser que a gente consiga se aproximar da meta de vacinar cerca de 4,8 milhões de pessoas. E a gente espera atingir, no mínimo, 90% dessa população”. Vários municípios conseguiram atingir a meta, entre os quais a capital fluminense, com 90% fechados nesta sexta-feira (14), salientou Chieppe. 

Doença grave – O subsecretário lamentou que as pessoas ainda considerem que a gripe não é uma doença grave, já que os dados mostram o contrário. Trinta e três óbitos já foram confirmados pela secretaria este ano, dos quais 85% ocorreram dentro dos chamados grupos prioritários. Com a chegada do inverno, na próxima semana, Chieppe destacou que o número de mortes por influenza pode aumentar. O subsecretário estadual de Vigilância em Saúde pede que as pessoas tenham sensibilidade e busquem os postos amanhã para se vacinar. 

Governo ainda espera se aproximar da meta de vacinar cerca de 4,8 milhões de pessoas, atingindo, no mínimo, 90% dessa população

Foto: Divulgação/Agência Brasil

O médico disse ter ficado surpreso, de forma negativa, com a cobertura baixa observada nas crianças. É o público da campanha que apresenta a menor procura. 

“A vacinação, sem dúvida nenhuma, é a melhor forma de prevenção contra a gripe”, assinalou Alexandre Chieppe. 

Em todos os 92 municípios, haverá postos abertos para que a imunização dos habitantes seja efetuada. A secretaria de estado de Saúde do Rio de Janeiro alerta que a vacina é contraindicada para pessoas com alergia a ovos. 
 
Niterói – Na cidade, a imunização será realizada, das 8h às 13h, nas Policlínicas. O último balanço divulgado pela Fundação Municipal de Saúde, mostrou que cerca de 87% do público-alvo havia sido vacinado.   

Durante esta semana a secretária municipal de Saúde de Niterói, Maria Célia Vasconcellos, convocou a população para atingir o objetivo de vacinar, no mínimo, 90% do público-alvo.  

“Quem não conseguiu se imunizar ainda, aproveite que a vacinação está nos últimos dias e vá até a unidade de saúde mais próxima para receber a dose. Faça sua parte e ajude a cidade a atingir a meta”, convidou a secretária, explicando que a imunização reduz o número de internações, complicações e mortes em decorrência de infecções causadas pelos vírus da doença nas pessoas mais vulneráveis. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top