Assine o fluminense

Vaga Viva muda a dinâmica da Região Oceânica de Niterói

Atividades culturais e sociais em locais destinados aos carros seguem até amanhã na cidade

Quem passou pela Estrada Francisco da Cruz Nunes, na altura do número 225, pôde conferir a iniciativa

Foto: Evelen Gouvêa

Ocupar o espaço da cidade exclusivamente destinado aos carros: esse é o objetivo do “Vaga Viva”, evento produzido pelo programa Niterói de Bicicleta com o apoio da Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans). A ação consiste em ocupar uma vaga de estacionamento por um determinado período de tempo e fazer uso dela para promover atividades culturais. 

As atividades estão ocorrendo na Estrada Francisco da Cruz Nunes, altura do número 225, em Piratininga, e acontecem até amanhã, das 11h às 19h. Evento foi coordenado pelo grupo de Trabalho Técnico-Social da TransOceânica (TTS), da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa).

A programação do evento inclui diversas atividades, como a Troca Viva, que realiza a troca de livros, o Varal Sustentável, em que as pessoas podem desenvolver projetos relativos ao trânsito, e ainda há o Jogo da Memória Gigante, a distribuição de mudas, que acontece em parceria com a EcoPonte, e o Cantinho Pet, com água e ração para os animais, e degustação de frutas.

Monique Seabra, assistente social e integrante do TTS, está atendendo no posto. A profissional relata a recepção do público.

“Durante a manhã desta terça, conseguimos atender cerca de 80 pessoas. Acho que muitos se animam por ver um ambiente diferenciado, com música e arte, e acabam se aproximando”, destaca. 

De acordo com a prefeitura, o TTS atua na redução dos impactos da obra, desenvolvendo diversas atividades com a população, abordando temas como o respeito à legislação no trânsito, questões ambientais e proteção aos animais.

No local, a professora Giulia Santiago, que trabalha em uma escola próxima ao posto temporário, comenta sobre a importância de iniciativas como esta. 

“Atividades como essa podem conectar o Poder Público com a sociedade. Muitos alunos olharam pela manhã e pretendem passar aqui”, destacou.
 
Atividades – Na quinta-feira será realizada a palestra “Comportamento ético no trânsito: utopia ou realidade?”, com Marisa Dreys, especialista em Gestão de Trânsito, às 9h no Auditório Prefeito João Sampaio, na Praça Fonseca Ramos, Centro – Niterói. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top