Assine o fluminense

Verão terá reforço na fiscalização

Praias de Itacoatiara e Piratininga terão estacionamento rotativo e ônibus de excursão serão inspecionados

A partir do dia de 2 de novembro, os motoristas que forem à Praia de Itacoatiara devem ficar atentos por conta do estacionamento rotativo no local

Foto: Evelen Gouvêa

Este ano, a Operação Verão, que começa no próximo dia 2 de novembro e se estende até 25 de março de 2018, terá um reforço na fiscalização dos ônibus de excursão e contará com estacionamento rotativo em Itacoatiara e Piratininga, disponibilizando cerca de mil vagas em cada bairro.

De acordo com a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, esta é a segunda vez que o rotativo é implantado em Itacoatiara durante o verão.

“Esta é uma demanda da Sociedade de Amigos e Moradores de Itacoatiara (Soami), devido ao grande número de estacionamento irregular que ocorre no local nos fins de semana de sol forte. São cerca de mil vagas, e o rotativo abrange todas as ruas do bairro”, explica a secretária.

 Já em Piratininga, atentando também para a solicitação da Associação de Moradores e Amigos de Piratininga (Puma), o rotativo será implantado pela primeira vez. As vagas de estacionamento serão disponibilizadas na orla e no primeiro quarteirão das ruas transversais somente de um lado da via, excluindo o trecho do Rolerzão.

“Com estes dois locais, todas as praias da Região Oceânica terão o rotativo. Quem vai gerenciar o sistema em Piratininga e Itacoatiara é a Niterói Rotativo. Em Itaipu e Camboinhas será a Superintendência de Terminais de Niterói (Suten). O sistema nesses bairros irá gerar cerca de 200 empregos”, diz Dayse Monassa, ressaltando que o horário de funcionamento será de 7 às 19 horas, diariamente, e o que o valor a ser cobrado por período ainda está sendo analisado.

Ônibus – Para manter o ordenamento, os ônibus de excursão com destino às praias niteroienses passarão por um cadastramento. O site www.neltur.com.br disponibiliza na página “Orla Legal” todos os procedimentos para entrada de ônibus de excursão nas praias da cidade. O valor da taxa varia de R$ 200 a R$ 800 para vans, micro-ônibus e ônibus de excursão.

O presidente da Neltur, José Guilherme de Azevedo, enfatiza que a fiscalização será reforçada com a criação de mais um ponto de controle. Ao todo serão três postos: Praia de Itaipu, Trevo de Camboinhas, e, agora, um em Charitas (próximo à estação do Catamarã).

Segundo Azevedo, os veículos que seguem para as praias de Piratininga e Camboinhas terão estacionamento permitido próximo à praça na Avenida Almirante Tamandaré. Em Itaipu só será permitido estacionar na Rua Carlos Cardoso. Já em Charitas, a área para estacionamento será na Avenida Quintino Bocaiúva (atrás do posto BR).   

“A Neltur já vem realizando esse trabalho de monitoramento dos ônibus de excursão nas praias, participando da Operação Verão, que tem como objetivo disciplinar a entrada destes veículos para que seja evitada a superlotação nas imediações das praias e também facilitar a mobilidade urbana, já que há locais específicos para estacionamento desses veículos”, diz Azevedo. 

Operação – Serão 404 servidores e 106 viaturas, sendo 130 guardas-municipais, 128 agentes de trânsito e 84 policiais militares, que atuarão em 12 praias da cidade, aos sábados, domingos e feriados. A ação tem como foco orientar motoristas, comerciantes e banhistas.

O secretário municipal de Ordem Pública Gilson Chagas destaca os objetivos da Operação Verão. “Vamos coibir o estacionamento irregular de carros e motos, manter as vias livres para garantir a fluidez do trânsito, orientando comerciantes e ambulantes para não ocuparem as vias litorâneas, ordenar os espaços destinados aos ônibus circulares, coibir a ação de flanelinhas e ambulantes ilegais, fiscalizar veículos de excursão e a ocupação irregular do espaço público”, afirma. 

Clin – Durante toda a Operação, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói estará fazendo a distribuição de sacos para acondicionamento de resíduos nas praias de Itaipu, Camboinhas, Piratininga, Itacoatiara, Icaraí e Charitas. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Marcelo Dias
Na boa a prefeitura não está nem um pouco preocupada em organizar nada, ela só quer " arrecadar". Falta tudo na cidade, menos os " flanelinhas oficias" para cobrar os estacionamentos na cidade. Temos uma trânsito caótico, 90% das ruas esburacadas, caminhões circulando em horário de rush e estacionando como querem pela cidade. Sem falar na indústria da multa que impera na cidade. Eu mesmo fui multado por ter estacionado em uma suposta vaga de táxi, só que o NR do endereço na multa não existe!!!!! Repito: Prefeitura não está nem aí para a população, o negócio é arrecadar. Imagina a grana que vão conseguir cobrando estacionamento na orla de Piratininga e Itacoatiara! Agora uma pergunta: esse dinheiro é aplicado em que? Existe uma prestação de contas???
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Scroll To Top