Assine o fluminense
Bruno Serpa Pinto

O presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Niterói fala sobre o mercado de imóveis na cidade

A violência e a função social da construção civil

A escalada da violência urbana e a intervenção federal na segurança refletem a falta de planejamento do poder público estadual nos últimos anos. Apesar disso, o debate sobre a segurança pública muitas vezes ignora um elemento importante: a situação econômica da região afetada. E a construção civil tem um papel relevante nesta discussão.

A ADEMI-Niterói alertou constantemente que a ausência da revisão do Plano Diretor poderia levar, em algum momento, a um aumento da violência em nossa cidade. O Plano Diretor é o instrumento básico de planejamento territorial da cidade e sua revisão dentro dos prazos legais é fundamental para nortear o nosso desenvolvimento. 

Atrasada há mais de uma década, sua revisão foi iniciada em 2014 e tamanha defasagem, aliada à crise atravessada pelo estado no Rio de Janeiro, gerou um congelamento da indústria da construção civil nos seus diversos segmentos, dentre eles o setor imobiliário.

A indústria da construção foi, ao longo dos últimos 50 anos, muito mais do que uma grande contribuidora de impostos municipais, estaduais e federais. A nossa indústria foi geradora de milhões de empregos para a parcela mais humilde da sociedade. Formamos inúmeros pedreiros, carpinteiros e mestres de obras. Quando esta oportunidade deixa de existir, inúmeras vagas de trabalho são fechadas devido a insegurança jurídica e a falta de políticas públicas indutoras do desenvolvimento sustentável. 

Segurança pública não se faz apenas com policiamento ostensivo. Segurança pública começa quando se investe em educação, na formação profissional e na geração empregos. 

Temos a certeza que o nosso mercado imobiliário pode ser um grande aliado da cidade na diminuição dos índices de criminalidade. Acreditamos que atrair jovens, formá-los profissionalmente e resgatar a esperança e o sustento destas diversas famílias, que hoje estão sem opção de trabalho, é a melhor alternativa. Continuaremos lutando por uma cidade melhor.

Nova data para votação do Plano Diretor

Apesar dos vários atrasos nos últimos meses, a Comissão de Urbanismo da Câmara de Niterói informou que o projeto do Plano Diretor será votado em segunda discussão no dia 15 de maio. Uma vez aprovado, o ambiente de negócios para novos empreendimentos imobiliários em Niterói ganhará muito mais segurança. Isso significa um impacto positivo na arrecadação municipal e novas perspectivas de emprego e moradia.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top