Assine o fluminense

Zumbi ganha estátua de bronze no Gragoatá

Prefeito Rodrigo Neves participou da inauguração da escultura

Prefeito Rodrigo Neves participou da inauguração da escultura

Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói
 

Nesta terça-feira (20), Dia da Consciência Negra, em que se homenageia Zumbi dos Palmares, Niterói ganhou uma estátua do líder quilombola. A obra, uma escultura em bronze com 2 metros de altura, foi instalada no Gragoatá, próximo à entrada do campus da Universidade Federal Fluminense (UFF). O trabalho é do escultor, artista plástico e pintor niteroiense Rodrigo Pedrosa. 

A escultura foi produzida pela Prefeitura de Niterói atendendo a uma solicitação do Fórum de Mulheres Negras de Niterói. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, pontuou que a estátua fica em uma área de grande concentração artística e vida noturna movimentada pela juventude da cidade. A expectativa é que a escultura reforce o local como um espaço de convivência da cidade.

“É um orgulho estarmos inaugurando, nesse dia tão importante de luta para a população negra, a primeira estátua negra de Niterói. Na Cantareira, já temos uma estátua em homenagem a Dom Pedro II, e agora instalamos essa obra, que tem significado importante de luta por um Brasil mais justo para todos”, disse o prefeito.   

O artista niteroiense Rodrigo Pedrosa carrega em suas obras fortes elementos étnicos e de valorização da humanidade. Pedrosa conta que, para a produção da escultura, contratou o modelo Loic Koutama, filho de congoleses, com objetivo de preservar as características do povo que deu origem ao Zumbi. A obra foi executada em argila e posteriormente moldada e fundida em bronze. A escultura foi financiada pela empresa Águas de Niterói.

“Sou niteroiense, trabalho há 30 anos com arte e fui buscar a história de Zumbi, pesquisei suas raízes, a ancestralidade dele. Quis fazer uma obra voltada ao grupo étnico ao qual ele pertencia. Levei 120 dias para fazer esse trabalho”, detalhou.

 
Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Luiz Antonio
Sem problemas quanto a estátua, apesar de entender não haver representatividade , porém, a nível de informações e localização, ela está no bairro de São Domingos.
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

ANA
EM relação a estátua e ao dia da Consciência Negra é bem vinda. Mas a festa na praça Leoni Ramos tão pequena trás transtorno para os moradores do bairro. Precisamos de paz. Pagamos IPTU e ITBI Música alta, banheiros fedorentos... Porque a festa não foi no Teatro Popular local amplo e apropriado? Uma hora da manhã brigas violentas na Rua José Bonifácio. Já não basta a baderna na quinta-feira.
Vote up!
Vote down!

: 1

You voted ‘up’

Veja também

Scroll To Top