Assine o fluminense

‘Meu Caro Barão’ chega ao Municipal

Musical com clima circense usa as canções de Chico Buarque

Inspirada no filme 'Os Saltimbancos Trapalhões', a peça conta a rotina dos trabalhadores de um circo

Lindsey Fernanda

O espetáculo musical “Meu Caro Barão”, do grupo Cine em Canto, chega pela primeira vez a Niterói e promete encantar crianças, jovens e adultos com o dinamismo de uma trupe circense no embalo das canções de Chico Buarque. As apresentações acontecem nesta sexta-feira (14), às 20h, no sábado (15), em dois horários: 16h e 19h, e domingo (16), às 16h, no Teatro Municipal.

Inspirada no filme “Os Saltimbancos Trapalhões”, a peça conta a rotina dos trabalhadores de um circo, a vida itinerante, o trabalho em conjunto, os shows e a exploração sofrida pelos artistas, o assunto central do espetáculo. Tudo é feito através das canções aliadas a um trabalho cênico, visando habilidades e funções de cada personagem.

“Houve um longo trabalho de pesquisa por parte da direção e do elenco para mostrar a vida dos artistas no circo e nas ruas. Não só o momento espetacular das apresentações, mas também o momento por trás da cortina, o trabalho de montagem e desmontagem, e as viagens”, conta a roteirista Érica de Paula. 

Érica comenta, ainda, que o diferencial encontra-se na originalidade, isto é, na forma como o roteiro foi entrelaçado nas músicas, que não costumam habitar o universo infantil. Destaca a brasilidade dos personagens, passando pelo humor, delicadeza, as cores vívidas presentes nos figurinos e também pelas emoções mais densas. 

O grupo é composto por Bianca Fabris, Davidson Ilarindo, Ísis Câmara, Joana Bouzada, Joana Lourenço, Larissa Travassos, Letícia Bento, Luan Bento, Luc Petersen, Paulo Gabriel Pires, Raquel Marinho, João Cunha. Com roteiro e direção musical de Priscila Pio e Érica de Paula. Além de participações especiais, que chegam para dar mais brilho ao espetáculo, como a bailarina Carol Cuba e as cantoras Ana Bispo, Katarina Assef e Cacá Nascimento. 

Os personagens são representados por atores de todas as idades e a interação entre eles ocorre a partir das canções. A preparação cênica, feita por Débora Campos, explora essa intercessão através de jogos teatrais, de forma que a troca entre esses universos torna a obra interessante. 

Depois da primeira peça do Cine em Canto, intitulada “Clássicos do Cinema Infantil”, o grupo buscou por novos desafios, levando à mistura da música e do cinema nacional para os palcos com “Meu Caro Barão”, que estreou em 2018 na capital fluminense. Agora é a vez dos niteroienses conferirem o espetáculo. 

O Teatro Municipal de Niterói fica na Rua Quinze de Novembro, 35, Centro. De 14 a 16 de junho. Sexta, às 20h; sábado, às 16h e 19h; e domingo, às 16h. Preço: R$60 (inteira). Classificação: livre. Telefone: 2620-1624.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top