Assine o fluminense

Arte local no centro da cidade

Exposição, que segue até dia 27, acontece no Plaza Shopping pela terceira edição da mostra itinerante ‘Entreartes’

Valéria Fredo, Sylvia Coelho, Leila Chaves e Duda Oliveira expõem no projeto, que fica em cartaz no Plaza Shopping durante uma semana

Foto: Lucas Benevides

A mostra itinerante “Entreartes” chega à sua terceira edição e reúne o trabalho das artistas Duda Oliveira (escultora), Sylvia Coelho (fotógrafa), Leila Chaves (cenógrafa) e Valéria Fredo (design de produtos) desta terça até o dia 27, no espaço Gourmet do Plaza Shopping, no Centro de Niterói.
Uma novidade é o fato de ser a primeira vez que a mostra se estenderá por uma semana, pois as edições anteriores aconteceram em um dia, apenas. 

“Essa foi uma demanda do próprio público, que achava um dia muito pouco”, conta a produtora e idealizadora do projeto, Cacau Dias.

O projeto “Entreartes” tem como objetivo fomentar a diversidade cultural em Niterói com artistas locais, priorizando espaços alternativos. Nesta edição, a exposição traz um quarteto especial formado apenas por mulheres, numa cena artística variada que vai passear por esculturas, fotografias, cenografia e design de produtos.

“Nós não temos um lugar fixo, por isso é um projeto itinerante. A primeira edição aconteceu em um galpão na Ponta da Areia, num espaço bem alternativo. A segunda edição foi realizada no Solar do Jambeiro. A terceira será realizada no Plaza Shopping. Já há, inclusive, uma lista de espera para a quarta edição, que acontece em abril”, antecipa Cacau.

A fotografia sempre esteve presente na vida da niteroiense Sylvia Coelho como uma necessidade de captar em uma imagem um pedaço significativo do todo. Um detalhe, uma janela, uma porta, uma forma, um olhar, uma cor, uma emoção, etc. A artista traz sua percepção de cores e formas conquistando, assim, uma visão diferenciada da imagem fotográfica.

“Sou arquiteta de formação e fotógrafa amadora e que ama observar as imagens e ‘pescar’ detalhes em todos os seus aspectos. A arquitetura requer observação e percepção. A fotografia pode retirar partes desse contexto trazendo uma nova leitura. Ver o todo e ver um pedaço desse todo pode ter interpretações diversas da mesma cena. Às vezes, escolhemos o ângulo e outras fazemos a foto instantânea para não perder o momento”, ilustra Sylvia.

Duda Oliveira é aluna do artista plástico Rodrigo Saramago, e é considerada por ele como um talento nato, já tendo participado da exposição “Pluralidade Criativa”, realizada na Galeria de Arte La Salle no ano passado. Duda irá mostrar peças diversas confeccionadas em bronze, papel machê e arame.

“Sou advogada ambiental há  20 anos, e essa atividade é extremamente exaustiva, por exigir uma postura combativa constante. A defesa das questões ambientais exige minimamente ideologia e afeto à causa que, quando frustrados, geram desconforto. Eu, então, busquei convertê-las positivamente em arte, mas desconhecia minhas habilidades. A arte é expressão, manifestação política e social, portanto, essa é uma maravilhosa oportunidade de expor meus conceitos e contextos”, descreve Duda. 

A cenografia sempre fez parte do cotidiano de Leila Chaves. Nesta edição do Entreartes, a artista vai apresentar um projeto sustentável todo produzido em papelão, mostrando suas diversas possibilidades. A cenógrafa usará móveis e paredes de papelão reciclado, papel de revistas e tapete de tear feito com sobras de tecido. O objetivo é causar um impacto social e conscientizar o público sobre a preservação do planeta para as futuras gerações.

“Comecei na cenografia em 1984. Estudava arquitetura e iniciei um estágio nessa área na TV Globo, onde fiquei até 2015. A ideia do projeto sustentável começou quando fui chamada pra fazer um programa de entrevistas no YouTube, onde propus um trabalho relacionado à sustentabilidade. As peças da exposição foram cedidas pela empresa Cartone Design”, esclarece. 

No comando da VF. Studio, empresa voltada para o design em arquitetura, Valéria Fredo e sua equipe de profissionais vão mostrar peças desenvolvidas pelo seu estúdio de criação.

“Trabalho com design há muito tempo. Nos tempos livres, o design também era o meu lazer. Já fiz quadros, esculturas, ministrei cursos e palestras. Quando morava em Porto Alegre, tive muito contato e frequentava a produção de marcenarias locais”, conta Valéria. 

O Plaza Shopping fica na Rua Quinze de Novembro, 8, Centro de Niterói. De terça-feira, 20, a sábado, 24, das 10h às 22h, e domingo das 13h às 21h. Entrada franca. Classificação: livre. Telefone: (21) 2621-9402. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top