Assine o fluminense

Cantando a pequena notável

Afastado há três anos da cidade, o Tio Samba volta ao Teatro da UFF na próxima quarta-feira, dia 21, para prestar homenagem à Carmen Miranda

Grupo vai reviver o repertório do seu show “É Batata!”, produzido originalmente para ser apresentado na comemoração do centenário de nascimento da cantora e todo dedicado à recriação das músicas lançadas por Carmen.

Foto: Divulgação

Após três anos sem tocar em Niterói, o Tio Samba volta ao Teatro da UFF nesta quarta, às 16h, para prestar homenagem à Carmen Miranda, artista brasileira de maior projeção internacional na Era do Rádio. O grupo vai reviver o repertório do seu show “É Batata!”, produzido originalmente para ser apresentado na comemoração do centenário de nascimento da cantora e todo dedicado à recriação das músicas lançadas por Carmen.

    A expressão “É batata!”, que dá nome ao CD, era uma das gírias favoritas e mais utilizadas por Carmen Miranda para dizer que alguma coisa era infalível e certamente teria êxito.

    “Carmen Miranda sempre teve muita sorte em seus empreendimentos e nos riscos que cometeu em sua trajetória artística. Estamos nos apropriando dessa atitude da Carmen como se ela fosse um talismã para a carreira do Tio Samba, algo que nos lembrasse que basta que o grupo acredite em seu potencial e em suas fortalezas para que tudo dê certo. Como dizia Carmen, este show do Teatro da UFF vai ser um sucesso! É batata!”, conta Carlos Mauro Naylor, um dos integrantes do Tio Samba.

    Todas as canções de seu repertório foram compostas nos anos 30, época em que se cantava a vida de forma leve e alegre. No entanto, os arranjos, feitos especialmente para o Tio Samba, mostram que, mesmo os elementos mais tradicionais da estrutura musical que caracterizam o samba podem ser reapresentados de maneira inovadora e surpreendente.

O Tio Samba surgiu em 1998, numa época em que havia uma redescoberta dos clássicos do samba através do relançamento em CD de gravações feitas em discos de vinil. O grupo é composto por Carlos Mauro (voz), Luciana Lazulli (voz), Fabiano Segalote (trombone), Marcio Arese (sax tenor), Beatriz Stutz (clarineta e sax alto), Maico Lopes (trompete), Carlos Vega (tuba), Bernardo Dantas (violão), Thiago Cunha (cavaquinho), Marconi Bruno (percussão), Diogo Barreto (percussão) e Alfredo “Fred” Alves (percussão).

    “Ao ler a biografia de Noel Rosa escrita por João Máximo e Carlos Didier, fiquei entusiasmado com a ideia da ‘orquestra típica de samba’ exposta por Noel em uma entrevista dada ao jornal ‘O Debate’, que foi transcrita no livro. Noel sonhava com o surgimento de um grande grupo musical que tivesse possibilidades instrumentais de produzir uma sonoridade orquestral, mas que contasse com uma seção rítmica que fosse baseada nos instrumentos de percussão típicos do samba, como o surdo, o pandeiro, o tamborim, tendo como referência os grandes compositores, cantores, instrumentistas e arranjadores da época de ouro do rádio no Brasil”, detalha.

    Com 20 anos de estrada, o Tio Samba já tocou com grandes nomes do samba e já tem alguns planos para o futuro.

    “Tivemos o privilégio, durante a carreira do Tio Samba, de conviver artística e intimamente com mestres do samba como Wilson Moreira e Delcio Carvalho, que, além de se apresentarem ao vivo conosco em shows, ofereceram canções inéditas para o grupo. Também fizemos temporadas de apresentações especiais memoráveis com a participação de grandes intérpretes do samba como Tia Surica e o saudoso Walter Alfaiate. Aprendemos muito sobre o samba com estas pessoas.

    Temos algumas músicas e arranjos inéditos que talvez componham um novo CD ou sejam lançados isoladamente nas plataformas digitais e canais de streaming. Vamos apresentar uma delas pela primeira vez no show do Teatro da UFF”, revela.

O Teatro da UFF fica na Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, em Niterói. Quarta, às 16h. Entrada: R$ 50 (inteira). Classificação: livre. Telefone: 3674-7515.

 

 

 

 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top