Assine o fluminense

Chegou a época do abacaxi

Arroz de porco, com abacaxis caramelizados e crispy de couve, no Érico, Barra da Tijuca

Foto: Bruno de Lima / Divulgação

O abacaxi é a cara do Brasil, e aproveitamos a época da fruta para te indicar uma série de pratos que leva ela, de forma versátil, em misturas doces e salgadas. A fruta ainda é rica em vitaminas, sais minerais e fibras, além de ser uma ótima opção para hidratar nesses dias mais quentes. 

No Parador Lumiar, o chef Isaías Neries prepara a criativa caçarola de abacaxi grelhado com canela, geleia de ruibarbo, molho de uísque e sorvete de creme.

A caipirinha de abacaxi com licor de coco e capim-limão é a sugestão do SeteHum Gastrobar.

Nova casa de carnes do Rio de Janeiro, em Ipanema, a Maria e o Boi indica o Bolo Piña Colada (bolo de coco molhadinho com rum e compota de abacaxi) como sobremesa.

O Bota, na Marina da Glória, está com novo chef, o italiano Roberto Agostini, que sugere o abacaxi grelhado com musse de caramelo e amendoim.

O Casarão 1903, em Botafogo, apresenta a porção com seis unidades do croquete de pernil servido com geleia de abacaxi feita com especiarias.

Na Don Carlo’s, no Ingá, a dica de pizza é a Nossa Austrália, feita com presunto defumado, ovo estrelado e abacaxi.

O abacaxi finaliza a torta da Avelã Torteria Artesanal – massa de baunilha, recheio de creme de leite, pedaços de frutas em compota, castanha de caju e chantili.

O Érico, na Barra, sugere o arroz de porco, com abacaxis caramelizados e crispy de couve (foto). Também fazem parte do menu os dados de tapioca com geleia de pimenta, porco desfiado e abacaxi.

Bolo Piña Colada (bolo de coco molhadinho com rum e compota de abacaxi) como sobremesa

Foto: Tomás Rangel / Divulgação

Novo cardápio de drinques, todos autorais

Com a assinatura do chef de bar Alex Akuma, o Explorer Bar, em Santa Teresa, lança carta de drinques com 16 coquetéis autorais, com diferentes bases alcoólicas (cachaça, gim, rum, tequila, saquê e vodca). Entre eles o Fridas’s – tequila prata, licor 43, suco de abacaxi, xarope de baunilha, suco de limão e tabasco, uma homenagem a Frida Kahlo. Outra boa pedida é o Sakura, inspirado pela famosa flor de cerejeira japonesa, com saquê, vodca, lichia, gengibre, suco de limão e xarope simples, servido em copo de bambu natural. Os clássicos também estão disponíveis no bar e podem ser solicitados no balcão.

Menu degustação
O Refeitório, na Lapa, possui um menu que muda diariamente, criado de forma inteligente e sustentável. Fundado em 2014 pelos sócios Ligia Moraes e Rodrigo Sant’Anna (também chef), o restaurante caminha para seus quatro anos e anuncia novidade. Agora, além do almoço, às sextas a casa abrirá também à noite, com menu degustação e música ao vivo. Na sexta à noite, o menu inclui couvert, amuse bouche, duas entradas, dois principais e sobremesa a R$ 80.

Serviço: Bota Restaurante: 2225-9418, Avelã Torteria Artesanal: 3741-6261, Restaurante Quinta da Boa Vista: 2589-6551, Casarão 1903: 2551-9749, Don Carlo’s: 3628-0918, Hotel Parador Lumiar: (22) 2542-4777, SeteHum Gastrobar: 3439-5005, Maria e o Boi: 3502-4634, Érico: 3435-7594.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top