Assine o fluminense

Corpo em evidência

Artista plástica residente em Niterói, Aline Matheus expõe no Centro Cultural da Justiça Federal

Exposição se baseia nas pesquisas sobre o movimento dos corpos e sua relação com o homem contemporâneo

Foto: Divulgação

Pernas para correr, para dançar, para o ar, para ficar em pé...  afinal, pernas, pra que te quero? A reflexão pode parecer banal, mas acabou se tornando tema principal da exposição criada pela artista plástica residente de Niterói Aline Matheus, que está em cartaz no Centro Cultural da Justiça Federal no Rio de Janeiro até 31 de março.

A mostra “Pernas pra que te quero” surgiu a partir do aprofundamento das experiências vividas por Aline Matheus na pesquisa sobre o movimento dos corpos e sua relação com o homem contemporâneo. 

“A ideia surgiu quando estava no meu ateliê tirando a forma de uma escultura e, por acaso, sobrou um par de pernas. A partir daí, através de um exercício de investigação de possibilidades com diversos materiais, foi nascendo esse trabalho. Muitos dos meus trabalhos são feitos através do acaso, gosto disso. Trabalho buscando lançar um olhar sobre o corpo. O corpo não apenas como objeto do ato artístico, mas como instrumento de reflexão das emoções humanas”, revela a artista.

Assim, a partir de um único formato de pernas, a artista apresenta cerca de 10 obras com grande força expressiva, nas quais utiliza materiais como o barro, o ferro, a resina, assim como objetos derivados da indústria naval, madeiras brutas de demolição e elementos da natureza subvertidos do seu contexto original.

“A utilização de materiais diversos faz parte do exercício de construção do meu trabalho. O nível de experimentação no meu processo de criação é muito grande. Quanto mais materiais tenho disponíveis, maior é a possibilidade de experimentação”, explica.

Aline Matheus é escultora, participou de vários cursos e processos na Escola de Artes Visuais Parque Lage, é atriz formada pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) e Bacharel em Direito

Foto: Divulgação

Aline Matheus é escultora, participou de vários cursos e processos na Escola de Artes Visuais Parque Lage, é atriz formada pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) e Bacharel em Direito. Além do Brasil, já expôs em Nova Iorque e Las Vegas e Estados Unidos.

Apesar de ter nascido na capital fluminense, a multitalentosa artista plástica tem alma e coração niteroiense, como ela mesmo gosta de ressaltar. Tanto que Aline vive em Niterói desde os oito anos. A mudança do Rio de janeiro para o outro lado da Baía de Guanabara aconteceu para acompanhar os pais, mas, já na vida adulta, ela decidiu continuar residindo em Itacoatiara, bairro onde vive e mantém seu ateliê.

“Morar em Itacoatiara tem uma influência direta no meu trabalho. A natureza tem sido uma grande parceira, que atua tanto no meu estado de espírito, como fornecendo inúmeros materiais que recolho na praia e nas ruas dos bairros”, explica Aline.

Ocupando as galerias do primeiro andar do Centro Cultural da Justiça Federal até o fim de março, “Pernas pra que te quero” conta com a curadoria assinada por Claudio Boeckel e poesias de Ilka Matheus, que falam sobretudo de perdas, solidão, medos e dores.

“Uma questão importante no meu trabalho é construir uma linguagem. Acredito que a construção dessa linguagem se dá quando o que é pessoal e individual se torna universal. Aí a arte se torna viva e atinge um grande número de pessoas, independente do desejo do artista em transmitir uma mensagem. É essa a minha procura, realizar uma arte viva, que comunique e que vai ser percebida de uma forma diferente em cada pessoa”, acrescenta e conclui a artista plástica. 

O Centro Cultural da Justiça Federal fica na Av. Rio Branco, 241 – Centro -  Rio de Janeiro - RJ. Até 31 de março. De terça a domingo, das 12h às 19h. Telefone: 3261-2550. Classificação livre. Entrada franca. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top