Assine o fluminense

Dia do Rock

Para comemorar a data, um roteiro de casas de show e bares em Niterói, São Gonçalo e Rio que passarão a data com muitos riffs de guitarra

A banda Menores Atos se apresenta no Imperator, no Méier, a partir das 20 horas

Foto: Divulgação

Hoje é dia de rock, bebê! O dia 13 de julho é reconhecido como o Dia Mundial do Rock. A data foi escolhida em homenagem ao Live Aid, nos anos 1980. A celebração é uma referência a um desejo expressado por Phil Collins, participante do evento, que gostaria que aquele fosse considerado o “dia mundial do rock”. Apesar disso, a data só é comemorada no Brasil. 

Em Niterói, um grande evento ocorrerá na Babel 08, em Icaraí. O “Meio-Fio” tem uma proposta independente para os artistas da música e tem como norte a divulgação de trabalhos autorais num formato simples, urbano e adaptável ao ambiente das apresentações.

“Jessé, Baby Consuelo, Cauby Peixoto e Sérgio Mendes são niteroienses e o nosso município ainda tem muita gente de qualidade aguardando para ser descoberta. Acreditamos que a organização e troca de experiências entre esses artistas vão contribuir pra a criação de uma rede que ajude a divulgar ainda mais o trabalho de todas e todos. Hoje, no Dia Mundial do Rock, nossa iniciativa é fazer um evento com entrada colaborativa, que será revertida aos artistas que se apresentarem. Encontramos na Babel 08 uma boa parceira. Trata-se de um lugar novo na cidade que respira cultura e que tem tudo pra virar uma referência cultural de Niterói”, detalha Ned Eckhardt, criador e um dos artistas que tocarão no evento. 

Ned Eckhardt dá vida ao “Meio-Fio”, na Babel 08

Foto: Divulgação

Outro cantor que se apresentará na Babel é João Ninguém. Ele começou a tocar violão aos 12 anos, inspirado pela Legião Urbana. Tocando só músicas autorais, ele fala como está o cenário do rock nacional.

“Viver de rock autoral, hoje, no Brasil, é muito difícil. Existe uma cena buscando o renascimento, feito pelas pessoas que estão interessadas em músicas autorais. Vários eventos têm sido feitos, como o Meio-Fio, tem as web rádios e a própria internet, mas para o mainstream, que é o comercial, eu não consigo enxergar a curto ou médio prazo uma força para o rock autoral. Espero muito que isso se reverta”, admite.

Do outro lado da Ponte, Rio, a dica vai para os shows que acontecem no Imperator, no Méier. As bandas Meu Funeral, Menores Atos e Pretty Babies abrem o evento a partir das 20h.

Outro cantor que se apresentará na Babel é João Ninguém, que passeia pelo rock

Foto: Divulgação

O guitarrista e vocalista da Menores Atos, Cyro Sampaio, conta como está a expectativa dos outros integrantes, Celso Lehnemann e Ricardo Mello, para o show, em que apresentarão o novo disco. 

“A gente está muito animado pra esse show. Vai ser a primeira vez que tocamos o novo disco, ‘Lapso’, aqui no Rio de Janeiro, e é sempre ótimo tocar no Imperator. Já é a nossa quarta vez lá e somos sempre muito bem recebidos, tanto pelo público, quanto pela produção e técnica. A gente tá preparando um show bem especial também, vai ser uma bela noite pra comemorar o Dia Mundial do Rock”, revela.

A banda Meu Funeral, com pegada hardcore, é uma das atrações no Rio

Foto: Divulgação

Lucas Araújo, membro do Meu Funeral, outra banda que subirá ao palco do Imperator, explica um pouco como é a pegada de rock da banda que tocará as músicas autorais do novo EP “Demo”.

“Sempre ouvi muito hardcore, a primeira banda que eu comecei a gostar foi The Offspring. Curto muito som ao extremo, uma coisa bem gritaria mesmo. Outros integrantes, Matheus Jorell e o Jan Santoro, gostam muito de um hardcore mais melódico, então todo mundo gosta mais dessa pegada punk, mas tentamos não nos limitar a isso”, conta. 

Em São Gonçalo, o rock fica por conta da Banda Rock na Veia, no Rock ‘N Beer Pub, às 22h, na Parada 40. Eles tocarão os maiores clássicos de bandas do rock internacional, como Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, Kiss e Pearl Jam; e também do rock nacional, como Titãs, Barão Vermelho, Raimundos e Ultraje a Rigor. 

Serviço: A Babel 08 fica na Rua Dr Carlos Halfeld, 230, Icaraí, em Niterói. Hoje, às 18h. Entrada: Colaborativa. Classificação: Livre. Telefone: 2710-2108.

O Imperator fica na Rua Dias da Cruz, 170, Méier, no Rio de Janeiro. Hoje, às 20h. Entrada: R$ 20 (inteira). Classificação: 18 anos. Telefone: 2597-3897.

O Rock ‘N Beer Pub fica Rua Doutor Francisco Portela, 2429, Parada 40, em São Gonçalo. Hoje, às 22h. Entrada: Franca. Classificação: Livre. Telefone: 96765-4931.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top