Assine o fluminense

Dias em multilinguagens

Quatro instituições de idiomas de Niterói se unem para realizar a grande programação cultural da ‘Semana das Línguas Europeias’

Até dia 30 acontecem shows, exposição fotográfica, palestra, exibições de filmes, entre outros

Foto: Divulgação

Em um mundo cada vez mais globalizado, é comum escutar diferentes línguas ao seu redor. Viajar deixou de ser privilégio e, hoje, qualquer um que faça uma poupança e se planeja financeiramente consegue fazer uma viagem internacional. Aprender outra língua tornou-se essencial nos dias atuais. Seguindo a tendência desse novo mundo multilingual, a Cultura Inglesa, a Aliança Francesa, o Instituto Cultural Germânico e o Instituto Italiano de Cultura juntaram-se para promover a “Semana das Línguas Europeias”, onde as escolas terão uma programação cultural especial voltada para os idiomas. O evento acontece até domingo (30).
Representantes das quatro escolas de línguas (Jorge Marques, Julie Mailhè, Ricardo Freitas e Fabrizio Sassi, respectivamente) se juntaram com o intuito celebrar o Dia Europeu das Línguas, comemorado em 26 de setembro.

“É um evento grande e, ao mesmo tempo, intimista, pois vai acontecer em sete lugares (escolas) distintos, com programação diferenciada, divulgando um pouco da cultura e história de cada país envolvido: Alemanha, França, Inglaterra e Itália”, relata Elisabete Thess, gerente da Cultura Inglesa de Icaraí.

O evento é aberto ao público. Na primeira visita a um dos locais, a pessoa ganhará um “passaporte”, que será carimbado após a participação em um dos eventos nas quatro escolas.

“Completando esse passaporte com os quatro carimbos, a pessoa poderá concorrer ao sorteio de uma bolsa de estudos. Portanto, é preciso participar de atividades feitas nas quatro línguas homenageadas!”, ressalta Elisabete, convidando no dia 25 a todos para experimentarem a tecnologia da “Realidade Virtual”, onde o visitante fará uma visita a Liverpool e cantará músicas dos Beatles.

Na programação do Cultura Inglesa das unidades Icaraí, São Francisco e Itaipu haverá também contação de histórias infantis, exibição de filmes e a exposição “Ingleses em Niterói”, com visitação aberta.

O evento é aberto ao público. Na primeira visita a um dos locais, a pessoa ganhará um “passaporte”, que será carimbado após a participação em um dos eventos nas quatro escolas

Foto: Divulgação

O vernissage (palavra francesa para ‘evento cultural’) da exposição de fotografias com animação digital “France eMotion – Le voyage animé”, no dia 27, será um dos destaques da programação da Aliança Francesa, além de uma palestra sobre a influência francesa no Brasil, a cargo da professora Alcida Brant. No Instituto Cultural Germânico, um dos destaques é a cantora lírica Luciana Lazulli, que cantará clássicos em alemão, inglês, italiano e francês, dia ???, às ??. “Um evento imperdível é a palestra da professora Ludmila Pires de Andrade hoje, às ???, que comentará um pouco sobre a história da Alemanha, além de outros assuntos e a exibição do filme ‘O Jovem Karl Marx’”, recomenda Ricardo Freitas, diretor do Instituto Germânico.

Já o Instituto Italiano de Cultura promoverá uma leitura dramatizada do livro “História”, de Elsa Morante (uma das maiores escritoras italianas), que será feita em italiano e em português pelos alunos do grupo Vozes de Literatura Viva, no dia 30, às ???. Outra atração do IIC é a exibição do filme “Para quando quero”, dia 24, às ??. Estes são apenas alguns dos eventos que acontecem nesta semana. Para a programação completa, visite os sites das respectivas escolas.

A Cultura Inglesa possui sedes na Rua Otávio Carneiro, 23, em Icaraí; na Avenida Roberto Silveira, 409, em Icaraí; na Estrada Francisco da Cruz Nunes, 6956, em Itaipu; e na Avenida Rui Barbosa, 87, em São Francisco. A Aliança Francesa fica na Rua Lopes Trovão, 52, em Icaraí, Niterói. Telefone: 2610-3966. O Instituto Cultural Germânico fica na Avenida Sete de Setembro, 131, em Icaraí, Niterói. Telefone: 2714-0879. O Instituto Italiano de Cultura fica na Avenida Presidente Roosevelt, 1063, em São Francisco, Niterói. Telefone: 3534-4353.

Terça-feira
18h Portas abertas (Instituto Cultural Germânico)
18h30 Cantando com os Beatles + visita a Liverpool com realidade virtual (Cultura Inglesa Icaraí 1, Icaraí 2, Itaipu e São Francisco)
19h Palestra sobre a influência francesa no Brasil com a professora Alcida Brant (Aliança Francesa Niterói)
19h Palestra sobre a história da Alemanha através de imagens com a professora Ludmila Pires Andrade (Instituto Cultural Germânico)

Quarta-feira
14h Chá com quiz (Cultura Inglesa São Francisco)
19h Exibição do filme “Um lugar chamado Notting Hill”, seguida de quiz com prêmios (Cultura Inglesa unidades Itaipu)
19h Exibição do filme “A fuga das galinhas”, seguida de quiz com prêmios (Cultura Inglesa unidades Icaraí 1, Icaraí 2 e São Francisco)

Quinta-feira
17h Chá das cinco com quiz (Cultura Inglesa unidades Icaraí 1, Icaraí 2. São Francisco e Itaipu)
19h Vernissage da exposição de fotografias com animação digital “France eMotion - Le voyage animé” (Aliança Francesa)
19h Kinoklub - exibição do filme “O jovem Karl Marx”, seguido de debate com o professor alemão Gundo Geuss (Instituto Cultural Germânico)

Sexta-feira
10h Storytelling kids – contação de histórias infantis (Cultura Inglesa unidades Icaraí 1, Icaraí 2, Itaipu e São Francisco)
18h Portas abertas (Instituto Cultural Germânico)
19h Noite musical no Gut Café com a cantora Luciana Lazulli (Instituto Cultural Germânico)
19h Ciné club – exibição do filme “Louise no inverno” (Aliança Francesa)

Domingo
16h Leitura dramatizada (Instituto Italiano de Cultura)

*Durante toda a semana:
Aulas experimentais nas instituições: conferir horários por e-mail. Exposição “Ingleses em Niterói” (Cultura Inglesa todas as unidades)

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top