Assine o fluminense

Do mundo para Niterói

Pela primeira vez no Brasil, ‘Make Music Day’ promove shows gratuitos dia 21

Durante todo o dia, a cidade vai contar com uma programação musical eclética nos mais diversos locais

Divulgação

Prepare os ouvidos: na próxima quinta, dia 21, Niterói recebe pela primeira vez o Make Music Day, uma celebração mundial da música com apresentações ao vivo e gratuitas em mais de 750 cidades no mundo. Das 10h às 22 horas serão 15 palcos espalhados pela cidade, totalizando 65 horas de música feita por mais de 100 músicos e bandas que se inscreveram para participar desta festa que acontecerá pela primeira vez em uma cidade brasileira.

“Alguns anos atrás, a equipe da Rapsódia, produtora do festival em Niterói, foi a Nova Iorque e conhecemos de perto o Make Music Day. Fizemos contato com o idealizador. Dissemos que vínhamos de uma cidade incrível para esse tipo de festival. Ele se encantou por Niterói e concordou que era o local ideal para o primeiro evento no Brasil. Esperamos que o niteroiense aprecie diversos estilos ao longo do dia enquanto caminha pela rua”, explica Filipe Gonçalves, diretor de projetos da produtora do evento.

Entre os locais da cidade ideais para o evento, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) merece destaque e receberá uma iluminação especial na cor laranja, oficializando a participação de Niterói no Make Music Day.

“Nos países onde o Make Music Day é consolidado, as pessoas saem de casa com seus instrumentos, tocam nos pontos de ônibus, em suas varandas, nas calçadas, enfim, o festival se propõe a ser um dia em que todos podem festejar. Por ser o primeiro no Brasil, nós começamos com esta proposta de palcos para marcar a data e estimular as apresentações, mas, com o tempo, isso nem será mais necessário”, aposta Filipe.

Entre as atrações musicais confirmadas estão a “Orquestra de Cordas da Grota”, no Teatro Municipal de Niterói, às 16h30, e “Batuquebato” na Praça Getúlio Vargas, em Icaraí, às 18h. Isso sem falar nos grupos de samba, hip-hop e música popular que irão se apresentar em locais como a calçada do Teatro Municipal de Niterói, o MAC e o Museu de Arqueologia de Itaipu, além de bares e restaurantes em toda cidade. O ponto alto do dia ficará por conta do palco na Praia de Icaraí, que contará com bandas como a Venus Café, às 19 horas.

“O show do Batuquebato é baseado e inspirado nos ritmos brasileiros. Do samba ao pop, do frevo ao xote, nosso objetivo é trazer para os palcos uma verdadeira festa, a energia sonora das escolas de samba, das quadrilhas e folguedos”, afirma Gabriel Policarpo, líder e criador do projeto.

Outra grande atração do evento, o Coro Aprendiz, vai se apresentar às 16h, no Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro da cidade. O repertório inclui “Azul da cor do mar/Não quero dinheiro” de Tim Maia; “Meu Erro”, de Herbert Viana; “Simples Desejo”, de Jair Oliveira, entre outros.

“O ‘Programa Aprendiz - Música na Escola’ é um dos mais importantes programas públicos de musicalização infantojuvenil ativos no País. O Convite do Make Music concretiza a possibilidade de fazer parte de uma ação mundial. Para as crianças e jovens do programa é de extrema importância a integração com este tipo de iniciativa”, ressalta a professora Fátima Mendonça. 

Realizado anualmente no dia 21 de junho, o Make Music Day faz parte da iniciativa “Fête de la Musique”, que acontece em 800 cidades de 120 países. Em Niterói, o Make Music Day conta com os apoios da Secretaria de Cultura de Niterói, da Aliança Francesa e do Jornal O FLUMINENSE. A programação completa está disponível no site www.makemusicday.org/niteroi e também no aplicativo gratuito “Make Music Niterói” disponibilizado para iOS e Android.

 
Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top