Assine o fluminense

Doutores da Alegria levam espetáculo musical para crianças em hospitais públicos

Projeto Plateias Hospitalares acontece nesta quinta-feira (11) em Piedade, RJ

Projeto Plateias Hospitalares acontece nesta quinta-feira (11) em Piedade

Foto: Wallace Martins

No dia 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças. No âmbito das artes e da subjetividade há muito o que celebrar: a presença dos Doutores da Alegria nos espaços públicos hospitalares destinados às pediatria, tal qual o Hospital Municipal da Piedade, no bairro da Piedade é uma delas. A Associação Doutores da Alegria, que atua há mais de 25 anos em todo o Brasil, realiza visitas regulares em hospitais cariocas por meio do projeto Plateias Hospitalares.

De acordo com Silvia Contar, coordenadora do Plateias Hospitalares, a programação está agendada em seis hospitais até o final do ano: “As linguagens artísticas variam entre circo, contação de histórias, poesia, música e dança”, explica Sílvia.

O projeto Plateias Hospitalares é um projeto de curadoria artística, desenvolvido pela Associação Doutores da Alegria, que visa promover o acesso à cultura por meio uma programação voltada a pacientes adultos e idosos, crianças e comunidades do entorno de hospitais públicos do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é trabalhar para que, cada vez mais, o hospital seja um espaço não somente de cuidado, mas de promoção da saúde, em que a arte é coadjuvante. 

Projeto também oferece formação a grupos artísticos 

Inspirado no projeto americano Hospital Audiences, o Plateias Hospitalares está presente em seis hospitais públicos do estado e do município do Rio de Janeiro e tem parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Saúde. Desde 2009, já foram mais de 450 apresentações, envolvendo mais de 300 artistas, para 90 mil pessoas.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top