Assine o fluminense

Entre traços e cores

A niteroiense Paula Paes Leme inaugura nessa quinta (01) a exposição ‘Expressão do Abstrato’ em nova galeria na Ponta da Areia

Paula Paes Leme pintou por cinco anos sozinha até iniciar curso no Parque Lage

Foto: Lucas Benevides

Chegando no galpão, é possível notar o portão cinza, que não chama nenhuma atenção de quem não sabe o que o espaço vai significar para o bairro. No lado de dentro, havia um sutil cheiro de tinta, que vinha das paredes recém-pintadas, brancas e uniformes. No chão, quadros coloridíssimos espalhados, sem nenhuma coerência na disposição, ainda não organizados para o evento. 

Esse é o cenário da nova galeria que abre hoje, na Ponta da Areia, com a exposição “Expressão do Abstrato”, da artista niteroiense Paula Paes Leme. Ousando nas cores e inspirando-se no estilo abstrato, a pintora traz algumas das suas obras para um dos bairros mais charmosos de Niterói.

A entrevista e fotos foram feitas na terça-feira (29), e Paula já se encontrava ansiosa para mostrar os seus trabalhos para o público. Atraída pelo moderno e o contemporâneo, a artista plástica gosta de expressar seu mundo imaginário em traços e cores fortes, conduzidos em linhas retas ou em movimentos sinuosos e circulares. A coloração não é esquematizada, tudo é intrínseco e instintivo e, segundo ela, ocorre de forma inconsciente. A inspiração vai direto para a tela e nada é pensado antes do ato de pintar. 

“Eu coloco uma gama de cores na minha frente, e ali eu vou vendo as combinações, com o que eu me sinto melhor e o que eu gosto mais”, explicou a pintora. 

Artista plástica gosta de expressar seu mundo imaginário em traços e cores fortes

Foto: Lucas Benevides

Relembrando o passado, a artista contou que era estilista e trabalhou com moda por 25 anos. Foi depois que a moda acabou para ela, que Paula sentiu a necessidade de preencher uma lacuna e continuar criando. A partir disso, ela começou a explorar pintura em sua casa, sem aulas.

Nesse tempo, conta que ficou durante cinco anos pintando sozinha, até entrar na escola do Parque Lage, há um ano e meio.  “Comecei a estudar pintura e foi aí que a coisa foi pro lado do abstrato. No Parque Lage, o estilo é muito contemporâneo, e a gente passa a acreditar nesse estilo”, conta.

Orgulhosa, Paula olhava para os quadros como se todos fossem seus filhos, exceto pelo fato de ela possuir, sim, os preferidos. Um deles é o quadro “Passagem”, o qual ela diz que sente sensações de estar dentro de um trem ao observá-lo, pois a obra possui pinceladas unilaterais e uma impressão de movimento. Quando a artista iniciou na pintura, a ideia era pintar majoritariamente paisagens e, com o tempo, ela foi desconstruindo essa ideia. 

Hoje, o nome da exposição se dá devido a sua forma de pintar, inteiramente abstrata, sem figuras específicas. Tanto que, quando ela olha os quadros que acaba de pintar, muitas vezes os analisa e vê o inimaginável. Às vezes ela vê um rosto, às vezes uma forma engraçada... Nada é definido, ela enxerga uma coisa, mas o visitante pode ver outra e, para ela, essa é a graça. 

O espaço, com grande potencial, estava sendo cuidado com atenção. Ainda não arrumado, já era perceptível a vontade de construir um lugar agradável, que contemple e complemente as obras que ali serão expostas. Paula contou que possui planos para o galpão e não quer parar na primeira exposição, pois pretende levar diversos outros artistas para o espaço.  “Eu quero transformar isso aqui num espaço cultural. Estou bem otimista, muito feliz e acreditando que tudo vai dar certo”, disse, animada. 
Essa é a primeira galeria da Ponta da Areia, e a exposição “Expressão do Abstrato” parece apenas ser o começo de uma série de artistas que ainda vão expor seus quadros nas recém-pintadas paredes brancas. Pelo menos, se depender de Paula.

O Galpão da Ponta da Areia fica na Rua Santa Clara, 2A, na Praça Dr. José Vitorino na Ponta da Areia, Niterói. Abertura nessa quinta (01), às 19h. Entrada Franca. Censura: livre. Telefone: 3502-5001. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top