Assine o fluminense
Gourmet

A jornalista Ana Paula Soares dedica o espaço para oferecer as melhores dicas sobre pratos e petiscos mais saborosos do momento, além de oferecer novidades com os sabores prediletos que encantam o público. E-mail para esta coluna: anapaula.soares@ofluminense.com.br

Envolvendo os sentidos

No Olimpo, em Charitas, a sugestão é o queijo brie em crosta de tapioca

Evelen Gouvêa

A multissensorialidade é um dos segredos dos chefs. Pratos multissensoriais são aqueles que possuem ligação com mais de dois dos cinco sentidos: olfato, paladar, tato (o famoso efeito “3D”), visão (ligada à apresentação). Nesta coluna, organizamos alguns pratos que trabalham essa característica, e o que os chefs ressaltam como original neles. 

O café Mitsuo Nakao Catuaí Amarelo, da CaféLand, que entrega em todo o estado, possui notas de chocolate e frutas cítricas amarelas, uma sugestão que mexe com o paladar e o olfato de todos os amantes de café

O Tenore Gourmet destaca o escalope de frango. “O diferencial está na combinação de sabores e texturas: a crocância da crosta de castanha, a maciez do frango e a acidez do molho de laranja” – chef Liciane Rossetto

“O roxo da batata-doce somado ao cheiro delicioso do ragu de bacalhau tornam o prato irresistível. Também é possível ter uma visão 3D por causa do formato do gnocchi” - chef Silvia Paludo, do Paludo Gourmet
öConfeitaria vegana

Neste sábado (20), o Cosme Velho recebe a inauguração da confeitaria vegana Conflor. Das 14 às 18h, o charmoso espaço oferecerá aos seus visitantes um dia repleto de degustações dos seus carros-chefes, como os cortes dos bolos de laranja com recheio de doce de leite de castanha-de-caju e de chocolate com brigadeiro de castanha-de-caju. Na ocasião, os músicos Bruno Ferreira e Daniel Fonseca farão um pocket show de piano e flauta.

Conhecido pelas referências da culinária da região Norte, o Palaphita criou cardápio com opções como tambaqui, peixe característico da água doce, polvo, mexilhões, costeleta de cordeiro e bife ancho.

Tomas Rangel / Divulgação

Almoço nos fins de semana

O Palaphita Kitch, na Lagoa, passa a oferecer opções exclusivas de almoço aos sábados e domingos. Conhecido pelas referências da culinária da região Norte, o Palaphita criou cardápio com opções como tambaqui, peixe característico da água doce, polvo, mexilhões, costeleta de cordeiro e bife ancho.

Português tradicional

O Rampinha, na Praça da Bandeira, serve em seu menu cortes de carnes especiais. Dentre as opções está a costela de cordeiro, acompanhada de arroz de passas e batata sauté; o cabrito, servido com arroz de forno e batatas coradas; e o coelho ao molho de vinho tinto, com arroz de tomate e batata corada.

Bar japonês recém lançado

Acaba de ser inaugurado em Ipanema o Kō Bā Izakaya, uma empreitada do trio de chefs Cristiano Lanna, Erik Nako e Luiz “Pétit” Santos, ao lado dos restaurateurs Andre Korenblum e Eduardo Preciado. “No Kō Bā temos uma cozinha e sushi bar maiores que do Pabu Izakaya (também deles), então conseguimos preparar outras referências que adoramos”, conta Petit.

Noite de drinques inéditos

No dia 22, a Mixxing, situada dentro do restaurante Gusto Cucina e bar, no Leblon, recebe a bartender Jéssica Sanchez. Em mais uma edição do projeto “Guest Bastender”, Alex Miranda e Lelo Forti estarão com a premiada barwoman Jéssica Sanchez, que hoje comanda o balcão do Vizinho Gastrobar. A ideia do evento é que o trio crie drinques especiais para noite, reunindo pessoas que tenham em comum a paixão pelas bebidas diferenciadas.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top