Assine o fluminense

Fim de temporada na cidade

Teatro da UFF se despede neste domingo do espetáculo ‘Maria!’, sobre o compositor brasileiro Antonio Maria

Fim de temporada na cidade

Foto: Divulgação/Elisa Mendes

O Teatro da UFF se despede neste domingo (17) do espetáculo “Maria!”, que conta um pouco da história de Antônio Maria, um dos maiores compositores brasileiros de obras de grande sucesso entre os anos 40 e 60.

A peça tem dramaturgia e atuação de Claudio Mendes e participação especial da violoncelista Maria Clara Valle, que toca no palco algumas das músicas compostas pelo próprio Antônio Maria. 

A trama traz uma organização das crônicas e canções de Antônio Maria, costuradas de modo a constituírem um enredo. O tempo cronológico do espetáculo é o de um dia na vida de Maria, o dia de seu aniversário, mas suas lembranças é que dão o tom biográfico que cria o enredo da peça. “Maria!” resgata o poeta e o retrata em Copacabana, bairro no qual viveu a maior parte de sua vida. 

Antônio Maria foi um dos compositores mais notáveis da música popular brasileira, criando sambas, sambas-canção, valsas, frevos e algumas bossas, que fizeram muito sucesso no Brasil e no exterior. Maria era, além de poeta da alma humana, um documento vivo dos costumes de sua época, incorporando em suas crônicas a linguagem do povo, enriquecendo os dicionários do nosso idioma. 

A noite do Rio, os modismos dos anos dourados, os seus “personagens”, alegrias e dissabores de encontros amorosos e sua fascinação pelas mulheres, poesia, música, política, esporte, teatro, restaurantes, moda, vida social, humor, amor, está tudo em Antônio Maria, que é autor de obras-primas da música brasileira como “Valsa de uma cidade” e “Manhã de Carnaval”. 

O Teatro da UFF fica na Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, em Niterói, Rio de Janeiro. Domingo (17), às 19h. Preço: R$ 40 (inteira). Classificação: livre. Telefone: 3674-7512. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top