Assine o fluminense

A história contada pela arquitetura

Estreia amanhã na UFF, a exposição “50 Edifícios Construindo Niterói”

Edifício dos Correios, no Centro de Niterói, foi um dos escolhidos em seleção

Divulgação

Estreia nesta quarta, no Centro de Memória Fluminense da Universidade Federal Fluminense (UFF), a exposição “50 Edifícios Construindo Niterói”. A pesquisa, feita pelo arquiteto Luiz Marcello Gomes Ribeiro, mestre em Patrimônio e Cultura pela Universidade do Espírito Santo (UFES), professor do curso de Arquitetura da Universidade Vila Velha (UVV), trata de identificar, a partir de uma seleção popular, os 50 edifícios mais marcantes da história de Niterói.

A seleção surgiu a partir do projeto de pesquisa para doutorado do autor na Universidade Católica Portuguesa, na cidade do Porto em Portugal. A partir de uma enquete, on-line, entre amigos e participantes de grupos de memória social sobre Niterói nas redes sociais, o autor conseguiu relacionar mais de uma centena de edifícios, de todas as épocas, importantes para contar a trajetória histórica da antiga capital fluminense.

“Não se trata de uma seleção de patrimônios históricos apenas. Veremos ilustrações criadas em linguagem contemporânea, chamada flat vector, onde as fachadas são representadas e destacadas pelas suas qualidades e conteúdos; de diferentes monumentos que resultaram da pesquisa”, conta Luiz Marcelo. 

O resultado são imagens dos 50 representantes mais votados e que foram representados de forma lúdica, muitas vezes revelando aspectos desconhecidos dos edifícios no cotidiano da cidade. Da mesma forma, um estudo cromático, conforme a tipologia e estilo de cada época, foi retratado visando uma melhor compreensão do monumento e suas características históricas, por vezes descaracterizadas. 

O Centro de Memória Fluminense fica na Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n no Campus do Gragoatá, em São Domingos, Niterói. A abertura será quinta-feira, às 16h. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top