Assine o fluminense

Matemática em foco

Icaraí recebe sábado o lançamento de livros sobre o universo da ciência exata

Acima, o professor Celso Costa, autor de “A vida misteriosa dos matemáticos”

Divulgação

No sábado (23), a partir das 16h, a Reitoria da UFF vai receber o lançamento de dois livros de matemática: “A vida misteriosa dos matemáticos”, do professor Celso Costa, diretor do Instituto de Matemática e Estatística da UFF; e “Raciocínio Lógico – 270 Questões Resolvidas”, da professora do IME/UFF Márcia Martins. 

O primeiro livro traz uma narrativa ficcional leve e divertida sobre a história de grandes gênios da Matemática que viveram em épocas distintas e se encontram no Aleph, um espaço mágico, onde bebem e discutem em tom prosaico sobre temas da filosofia e do cotidiano, além da própria Matemática. Alguns dos personagens da trama são Pitágoras, Newton, Gauss, Turing, Sophie Germain e Georg Cantor.

“O que eu buscava era algo que vinha movimentando pesquisadores de todo o mundo por 200 anos: descrever matematicamente a forma de novas superfícies mínimas. A ideia surgiu no começo dos anos 80, quando o brasileiro estava no cinema. Eu assistia a um filme sobre escola de samba e um sambista desfilava com um bizarro chapéu de três abas. Naquele momento, tive a inspiração crucial e final do modo como a figura geométrica da superfície que eu buscava se apresentava no espaço”, comenta Celso.

Já a segunda obra aborda o tema “raciocínio lógico”, que está em voga nos concursos de variadas instituições públicas e privadas para um sem número de cargos que pressupõem o conhecimento do referido domínio. Além dos exames referidos acima, o conteúdo do livro “Raciocínio Lógico” também está presente nos programas dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Matemática, Filosofia, entre outros, com o intuito de fornecer material para aqueles que encontram-se em fase de preparação para algum exame. 

“Nós docentes das universidades trabalhamos desejando que o estudante que está iniciando o curso de matemática depreenda virtudes, energia e estímulo para aprofundar e ampliar conhecimentos. Transitar em cada semestre letivo reunindo, sempre que possível, informações e dados que lhes serão úteis na escolha da direção que virá a tomar em sua vida  profissional”, pontua Márcia.

Edital Eduff



Estão abertas as inscrições para o Edital Eduff 2019, voltado para a seleção de até 10 originais inéditos de caráter formativo, destinados a estudantes de graduação das diversas áreas do conhecimento. Para concorrer, os autores devem ter título de doutor e estar vinculados a quaisquer instituições brasileiras de ensino superior. Os interessados têm até 10 de junho para encaminhar o formulário de inscrição e o arquivo em PDF contendo a versão final da obra para o e-mail editaleduff2019@gmail.com.

A sutil arte de ligar o foda-se

Divulgação

Celebrando a felicidade e a poesia com vários livros

Nesta quarta-feira (20), a ONU celebra o Dia Internacional da Felicidade em reconhecimento do importante papel que este estado de espírito desempenha na vida das pessoas ao redor do mundo. Por isso, a Estante Virtual preparou uma seleção de obras que buscam o bem-estar, o autoconhecimento e a autoajuda. Entre os títulos com bons preços está um dos mais vendidos no ano passado, “A Sutil Arte de Ligar o F*da-se”, de Mark Manson; e “Propósito – A coragem de ser quem somos”, de Sri Prem Baba.

Já amanhã comemora-se o Dia Mundial da Poesia e, para a data, também tem novidades no site: clássicos como “Sentimento do Mundo”, de Carlos Drummond de Andrade; até os recém-lançados, como “Poesia Que Transforma”, de Bráulio Bessa.

 

Nentes Únicas

Divulgação

• Mentes únicas – Publicado pela Gente Editora, o livro de Clay e Luciana Brites tem como proposta esclarecer informações valiosas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e reforçar a importância do diagnóstico. A obra mostra que o transtorno não é o fim do mundo, e que é possível ajudar um autista a desenvolver suas habilidades impulsionando seu potencial.

Ovelhinha Fedorenta

Divulgação

• A Ovelhinha Fedorenta – A obra de Lisette Bertotto traz uma historia atemporal onde encontra-se facetas do universo infantil e adulto. Com uma abordagem lúdica, a história retrata questões  emocionais e sociais, como preconceito, discriminação e bullying. Fedorenta é o nome que Aline, uma menina de 7 anos, designa a ovelha filhote, ao encontrá-la fedida e perdida.

Faça Tempo

Divulgação

• Faça Tempo: 4 passos para definir suas prioridades e não adiar mais nada (Intrínseca) – O livro de Jake Knapp e John Zeratsky reúne as táticas mais eficientes em uma estrutura diária de quatro passos, para que qualquer pessoa seja capaz de esquematizar o próprio dia de maneira mais sistemática, otimizando energia, concentração e tempo.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top