Assine o fluminense

Os olhos voltados para Chico Buarque

Cantor vira tema de programação especial no Teatro Municipal

Serão expostas 54 caricaturas selecionadas por concurso, no qual 12 mulheres foram vencedoras

Imagem: Reprodução

O ano de 2019 é, sem dúvida, grande para Chico Buarque de Hollanda. Além de ser o 13º brasileiro a conquistar o Prêmio Camões, maior honraria da literatura em língua portuguesa, Chico também ganhará, no dia 4 de junho, no Teatro Municipal de Niterói, um evento com programação inteiramente dedicada a ele. 

“Quem te viu, quem te vê” é um projeto idealizado pelo Instituto da Memória Musical Brasileira (IMMuB), que aproveitou a chegada do aniversário do músico e poeta – que completa 75 anos dia 19 de junho – para homenageá-lo com arte e música. 

A Sala Carlos Couto, galeria anexa ao teatro, receberá caricaturas feitas pelos vencedores do concurso homônimo ao projeto, além de quatro feitas pelos cartunistas envolvidos na seleção, o carioca Zé Roberto Graúna e o júri formado por Cássio Loredano, Eduardo Baptistão e Bruno Liberati. 

Ao todo são 54 caricaturas expostas, dentre as quais 12 correspondem aos trabalhos das vencedoras, que roubaram a cena no concurso. 

Uma das mulheres vencedoras foi a goiana Daniela Noleto, que, apesar de ser cientista contábil por formação e trabalhar como professora universitária, sempre gostou e praticou arte. Porém, só em 2015 resolveu se entregar à sua essência. 

“Era professora e gerente de qualidade do Estado de Goiás, mas, desde criança, fazia lindas artes. Em 2016, quis aprender a fazer charges e caricaturas. Foi quando procurei Jorge Braga, grande chargista de Goiânia, para ver se eu conseguiria fazer uma caricatura a partir de um rosto, já que todas as minhas criações eram fruto da minha imaginação. Deu certo”, lembra Daniela, que soube do concurso pelo Facebook, em um grupo de artistas. 
Leu o edital, gostou da ideia e decidiu participar. Para se inspirar, mergulhou na obra do Chico. 

“A busca foi interessante, pois iniciei ouvindo as obras de Chico. Depois, li trechos de livros e olhei inúmeras caricaturas de personagens. O resultado foi uma caricatura em forma de escultura do Chico saindo da máquina de escrever, o que remete a toda a sua obra”, explica. 

Segundo Luiza Carino, diretora-executiva do IMMuB, “Quem te viu, quem te vê” dá sequência a um projeto do instituto de resgatar a memória musical brasileira através do desenho de humor. 

“Em 2010, teve a primeira edição dessa iniciativa, quando fizemos uma exposição de caricaturas do Noel Rosa, por ocasião de seu centenário. O projeto ficou em captação até que conseguimos o patrocínio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Culturas e da Fundação de Artes”, declara Luiza. 

Como não poderia faltar, a música integrará a programação com a apresentação de Moyseis Marques. O cantor subirá ao palco do Teatro Municipal de Niterói dia 4, às 19h. 

O Teatro Municipal de Niterói fica na Rua Quinze de Novembro, 35, no Centro. A exposição inaugura dia 4 e fica aberta até 27 de julho, com entrada franca. O show acontece dia 4, às 19h, com ingresso a R$ 20 (inteira). Telefone: 2722-1996.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top