Assine o fluminense

Rodrigo Saramago festeja 25 anos dedicados às artes

Artista é o homenageado do ‘Entreartes’, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

Saramago apresenta sua nova coleção “Os Guerreiros da Luz” no CCPCM

Foto: Divulgação

Está em cartaz no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno até o dia 31 deste mês a quarta edição da exposição “Entreartes”, com obras do escultor Rodrigo Saramago. 

A exposição é uma homenagem aos 25 anos de carreira do artista niteroiense, que está apresentando sua mais nova coleção “Os Guerreiros da Luz”, que representa as batalhas da vida. 

As peças são feitas com pedaços de vergalhões e chapas de ferro, cortadas e soldadas, reproduzindo figuras vazadas, irregulares. São guerreiros que possuem lanças, espadas e escudos, e que, segundo Rodrigo, enfrentam, literalmente, seus demônios. Além dos guerreiros, ele também fez a única escultura de figura feminina, que representa a grande mãe, a terra. 

Duda Oliveira, sua discípula e admiradora, também está expondo seu trabalho, com a exposição “Brasília e sua arquitetura”, composta de peças abstratas e contemporâneas. Ela explica que a ideia surgiu com sua empatia pela arte concretista e de sua aproximação dos hábitos e rotinas na cidade de Brasília, onde tratava frequentemente questões de trabalho. 

Segundo Duda, seu processo de criação foi diário. Para tanto, ela se inspirou no paradigma estabelecido pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, que observava os movimentos e a correlação de suas criações com a natureza que envolvia. 

O projeto “Entreartes” foi idealizado por Cacau Dias, com o objetivo de fomentar a diversidade cultural na cidade através de exposições de “pratas da casa” - artistas de destaque naturais da cidade de Niterói. 

Serviço: O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno fica na Rua Lopes Trovão, s/nº, Campo de São Bento, Icaraí, em Niterói. Visitação: de segunda a sexta, das 10h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h.  

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top