Assine o fluminense

Samba em todas suas vertentes

Nilze Carvalho se apresenta hoje no Teatro da UFF, numa viagem musical pela história do carnaval

Show revela toda a transformação da estética do carnaval ao longo dos anos

Divulgação: Robson Leitão

Nesta quarta-feira (27), às 16h, o Teatro da UFF recebe a cantora e cavaquinista Nilze Carvalho no projeto “Show das 4”, para um verdadeiro baile de carnaval com o espetáculo “Nilze Carvalho canta o Carnaval de Braguinha a Brown!”.

“A ideia é já entrar no clima de carnaval. O repertório é totalmente carnavalesco. Um desfile de clássicos do samba, samba-enredo, maxixes, marchas rancho, frevo e axé”, adianta Nilze.

Filha de um trompetista de orquestras do subúrbio do Rio de Janeiro, também funcionário da União Brasileira de Compositores (UBC), Nilze Carvalho, desde cedo, demonstrou aptidão para a música. Quando tinha apenas cinco anos, foi surpreendida pelo irmão, o percussionista Sílvio Carvalho, tocando a música “Acorda, Maria Bonita (Volta Seca)” no cavaquinho. A partir daí, seu pai passou a acompanhá-la quando tocava.
“A estética do samba realmente vem se transformando com o tempo e eu acredito que isso seja natural. A produção continua muito boa, ótimos compositores surgindo”, elogia a cavaquinista.

No repertório do show na UFF, estarão canções que traçam um panorama do carnaval brasileiro, desde os anos 20 - com marchinhas de Lamartine Babo (“Pastorinha”, “A Turma do Funil”), Braguinha (“O teu cabelo não nega, mulata”), João Roberto Kelly (“Cabeleira do Zezé”), chegando ao Brasil 2000, de Carlinhos Brown (“Água Mineral”), Ivete Sangalo (“Poeira”) e muitos outros. Arranjos especiais assinados por Nilze Carvalho, com solos de cavaquinho, prometem sacudir a plateia.

No repertório do show na UFF, estarão canções que traçam um panorama do carnaval brasileiro, desde os anos 20 até os anos 2000

Divulgação: Robson Leitão

Músicos fantasiados, Nilze com figurino inspirado em Carmem Miranda e muita serpentina completam a atmosfera carnavalesca do show.

“Eu adoro tocar em Niterói, volta e meia estou na cidade, é um público carinhoso e observador. Tenho certeza de que será uma festa muito bonita e alegre e aproveito pra convidar a todos para virem a cair na folia com a gente”, conclui a sambista.

Talento - Em 1975, fez a primeira apresentação pública, na Rádio Solimões, de Nova Iguaçu e em um programa de uma emissora de Belford Roxo. Com sete anos, conheceu Adelzon Alves e Rubem Confete, dois nomes que incentivaram sua carreira musical.
Em 1981 gravou o primeiro disco como instrumentista, “Choro de menina”. Como instrumentista, gravou outros discos nos anos seguintes.

Com 15 anos, contratada pelo empresário italiano Franco Fontana, se apresentou na França, Mônaco, Itália, Espanha, Estados Unidos, China, Austrália, Japão e Argentina. Em 1992, mudou-se para o Japão, onde permaneceu por sete anos, tocando em uma churrascaria.

Em 1997, gravou o disco Chorinhos de Ouro vol. 4. Em 1999, retornou ao Brasil, ingressou na Escola de Música da UNI-Rio. Três anos depois, passou a integrar o grupo Sururu na Roda, ao lado de Camila Costa, Fabiano Salek e de seu irmão, Sílvio Carvalho. Nesse mesmo ano, o grupo lançou o CD Arco da Velha, seguido de Sururu na Roda, em 2004. Como cantora, a carreira de Nilze Carvalho só começou de fato em 2005, com o lançamento do CD Estava faltando você. 

Participou, também como cantora, ao lado de Pedro Paulo Malta e Pedro Miranda, do CD “Lembranças Cariocas”, lançado em 2010 pela gravadora Biscoito Fino. No mesmo ano, Nilze lançou o segundo CD solo como cantora, “O que é meu”, produzido por Edu Krieger e lançado também pela Biscoito Fino. Em 2014, lançou o CD “Verde, amarelo, negro, anil”, indicado para o Grammy Latino na categoria Melhor Disco de Samba. Além de cantora e instrumentista, Nilze é bacharel em música pela Unirio. 

O Teatro da UFF fica na Rua Miguel de Frias 9, Icaraí. Nesta quata-feira (27), às 16h. R$ 60 (inteira). Classificação: Livre. Telefone: 3674-7512.

 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top